Todos os distritos do continente sob aviso amarelo na sexta-feira devido à chuva

Todos os distritos de Portugal continental vão estar na sexta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte e acompanhada de trovoada devido aos efeitos da passagem da depressão Nuria, segundo IPMA.

© D.R.

Até sábado, estão previstos períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, em especial na sexta-feira, explica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), adiantando que depressão se irá posicionar no final de quinta-feira a oeste da Península Ibérica, deslocando-se lentamente para norte.

“A esta depressão está associada uma superfície frontal fria e diversas linhas de instabilidade que condicionarão o estado do tempo em Portugal continental”, referiu o IPMA em comunicado.

Até sábado está também previsto vento do quadrante sul fraco a moderado, intensificando para moderado a forte no litoral e nas terras altas, com rajadas até 70 quilómetros por hora (km/h) a partir do final do dia de quinta-feira, e queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

Na sequência da previsão do agravamento do estado do tempo, o IPMA emitiu aviso amarelo para os 18 distritos entre as 12:00 e as 18:00 de sexta-feira por causa da chuva por vezes forte e acompanhada de trovada.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo os distritos de Setúbal, Lisboa, Leiria e Beja entre as 09:00 e as 21:00 de quinta-feira e Faro entre as 03:00 e as 21:00 devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas de sudoeste com 4 a 4,5 metros.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Últimas do País

Quase 50 elementos da Frontex vão reforçar os aeroportos portugueses em 2026 para trabalharem em conjunto com os polícias da Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras da PSP no controlo das fronteiras aéreas, revelou à Lusa aquela polícia.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou um processo-crime por abate clandestino e 38 processos de contraordenação a talhos, por infrações como o desrespeito das normas de higiene, foi hoje anunciado.
Um homem de mais de 50 anos foi descoberto sem vida num canavial em Queijas, com marcas claras de "morte violenta".
Um sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter foi sentido hoje na Terceira, nos Açores, no âmbito da crise sismovulcânica em curso na ilha, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
Uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã e CMTV revela um país farto do estado da Saúde: 58,4% exigem a demissão imediata da ministra e apontam-lhe responsabilidades diretas no caos do SNS.
Um novo foco de gripe das aves foi detetado no Ramalhal, em Torres Vedras, numa capoeira doméstica com gansos, patos, galinhas pintadas e codornizes, anunciou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
O Ministério Público (MP) pediu hoje penas efetivas de prisão para o ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro, e mais quatro arguidos do processo Ajuste Secreto.
O Ministério Público (MP) acusou o dono de um stand automóvel de Vila do Conde num processo de fraude fiscal que terá lesado o Estado em mais de 1,6 milhões de euros.
Pelo menos 24 mulheres foram assassinadas em Portugal este ano até 15 de novembro, das quais 21 como resultado de violência de género (femicídio), segundo o Observatório de Mulheres Assassinadas (OMA) da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR).
Mais de 800 idosos continuam internados nos hospitais sem qualquer motivo clínico, apenas porque o Estado não lhes garante vaga em lares.