Sindicato da guarda prisional tem “total confiança” na tutela da Justiça

O Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP) assinalou hoje o dia evocativo da classe com preocupação pela situação de insegurança e degradação nas prisões, mas com "total confiança" na ministra da Justiça para as resolver.

© ASCCGP

Em declarações à Lusa a propósito do Dia do Corpo da Guarda Prisional, que coincide com o aniversário do sindicato, o presidente do SNCGP, Frederico Morais, sublinhou um último ano de “lutas e resiliência”, e a convicção de que serão resolvidos os problemas de segurança nas cadeias portuguesas.

A insegurança nos estabelecimentos prisionais, as condições de trabalho dos guardas e a degradação do edificado são as principais preocupações do sindicato, que “confia completamente na ministra da Justiça e na sua equipa”, afirmou Frederico Morais, que adiantou ter recebido a confirmação da tutela de que o sindicato em breve será chamado para uma audiência para discutir estes temas.

Desde a fuga de cinco reclusos da cadeia de alta segurança de Vale de Judeus em setembro de 2024 que as questões de segurança nos estabelecimentos prisionais têm estado em discussão, tendo o episódio motivado a demissão do então diretor-geral de reinserção e serviços prisionais e auditorias às prisões por ordem da ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice.

Os guardas prisionais têm insistido que a falta de efetivos compromete a segurança dos estabelecimentos prisionais, assim como na necessidade de bloqueadores de sinal de comunicações, para evitar que os reclusos usem telemóveis para comunicar com o exterior.

Últimas do País

A Região Demarcada do Douro vai transformar um total de 75 mil pipas de mosto em vinho do Porto nesta vindima, menos 15 mil do que no ano anterior, decidiu hoje o conselho interprofissional da região.
A Câmara de Ferreira do Alentejo, no distrito de Beja, alertou o ministro da Agricultura quanto aos furtos recorrentes de melão e melancia nos campos agrícolas do concelho e pediu mais policiamento e fiscalização da GNR e ASAE.
Seis urgências vão estar fechadas no sábado e sete no domingo, sendo duas de Pediatria e as restantes de Ginecologia e Obstetrícia, indica o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) consultado pela Lusa às 10:45 de hoje.
Cerca de 85% dos fogos no país têm mão criminosa
O diretor do Serviço de Oftalmologia do Hospital de Braga deixou o cargo na terça-feira, dois dias antes de notícias sobre contratos de 27 milhões de euros entre a sua empresa privada e aquele hospital, foi hoje anunciado.
O plano de insolvência apresentado pela Trust in News (TiN), dona da Visão, entre outros títulos, não foi homologado de acordo com decisão do tribunal a que a Lusa teve hoje acesso, determinando o encerramento da sua atividade.
O Ministério Público (MP) acusou Joe Berardo e outros três arguidos de burla qualificada por simulação de uma ação cível que impediu três bancos nacionais de reclamarem créditos no valor de mil milhões de euros.
A Media Capital informou hoje a existência de negociações entre o grupo e uma sociedade de capital de risco tendo em vista a compra de uma posição maioritária na Newsplex, que detém os jornais Sol e I.
O sistema de saúde em Portugal enfrenta uma crise grave, com demissões, urgências fechadas e bebés a morrer. Mesmo assim, Montenegro diz que “a saúde está hoje melhor do que há um ano”.
Um menino de 13 anos foi coagido a entrar na loja onde o agressor trabalha, tendo sido violado à força e ameaçado com arma branca.