Seis urgências do SNS encerradas no sábado e no domingo

Seis urgências vão estar encerradas no sábado, cinco de Ginecologia e Obstetrícia e uma de Pediatria, número que se mantém no domingo, mas inclui a urgência geral do Hospital Amadora-Sintra, indica o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

© D.R.

As urgências de Obstetrícia e Ginecologia dos hospitais Garcia da Orta, em Almada, Vila Franca de Xira, Distrital de Santarém e Santo André, em Leiria, estarão encerradas no sábado e no domingo, enquanto as do Hospital de Abrantes apenas estarão fechadas no sábado.

Neste dia está igualmente previsto o encerramento dos serviços de urgência pediátrica do Hospital Vila Franca de Xira, segundo as escalas de urgências, consultadas pela agência Lusa às 14:00 de hoje.

Durante o fim de semana, o serviço de urgência pediátrica do Hospital Amadora-Sintra vai estar referenciado nos dois dias, entre as 00:00 e as 08:00 e entre as 20:00 e a meia-noite, recebendo apenas casos de urgência internos ou encaminhados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) ou pela linha SNS 24.

O mesmo acontece no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, entre as 00:00 e as 24:00 de sábado e domingo.

A urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga também vai estar referenciada apenas aos casos encaminhados pelo INEM entre as 00:00 e as 24:00 no sábado e das 00:00 até às 08:00 no domingo.

As urgências desta especialidade do Hospital São Francisco Xavier (Lisboa Ocidental) estarão igualmente referenciadas no sábado, entre as 00:00 e as 08:00.

No domingo, as urgências de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Amadora-Sintra só receberão doentes encaminhados (00:00 – 24:00), o mesmo acontecendo no Hospital de São Bernardo, em Setúbal, entre as 09:00 e as 24:00.

Os constrangimentos dos serviços de urgência devem-se, sobretudo, à falta de médicos especialistas para assegurarem as escalas, uma situação que é mais frequente em períodos de férias, como o verão e final de ano, e fins de semana prolongados.

As autoridades de saúde apelam à população para que, antes de se deslocar a uma urgência, contactar a Linha SNS24 (808 24 24 24) para receber orientação adequada.

Últimas do País

A Região Demarcada do Douro vai transformar um total de 75 mil pipas de mosto em vinho do Porto nesta vindima, menos 15 mil do que no ano anterior, decidiu hoje o conselho interprofissional da região.
A Câmara de Ferreira do Alentejo, no distrito de Beja, alertou o ministro da Agricultura quanto aos furtos recorrentes de melão e melancia nos campos agrícolas do concelho e pediu mais policiamento e fiscalização da GNR e ASAE.
Seis urgências vão estar fechadas no sábado e sete no domingo, sendo duas de Pediatria e as restantes de Ginecologia e Obstetrícia, indica o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) consultado pela Lusa às 10:45 de hoje.
Cerca de 85% dos fogos no país têm mão criminosa
O diretor do Serviço de Oftalmologia do Hospital de Braga deixou o cargo na terça-feira, dois dias antes de notícias sobre contratos de 27 milhões de euros entre a sua empresa privada e aquele hospital, foi hoje anunciado.
O plano de insolvência apresentado pela Trust in News (TiN), dona da Visão, entre outros títulos, não foi homologado de acordo com decisão do tribunal a que a Lusa teve hoje acesso, determinando o encerramento da sua atividade.
O Ministério Público (MP) acusou Joe Berardo e outros três arguidos de burla qualificada por simulação de uma ação cível que impediu três bancos nacionais de reclamarem créditos no valor de mil milhões de euros.
A Media Capital informou hoje a existência de negociações entre o grupo e uma sociedade de capital de risco tendo em vista a compra de uma posição maioritária na Newsplex, que detém os jornais Sol e I.
O sistema de saúde em Portugal enfrenta uma crise grave, com demissões, urgências fechadas e bebés a morrer. Mesmo assim, Montenegro diz que “a saúde está hoje melhor do que há um ano”.
Um menino de 13 anos foi coagido a entrar na loja onde o agressor trabalha, tendo sido violado à força e ameaçado com arma branca.