Ouro e prata ultrapassam novos recordes de preço

Os preços de ouro e prata, metais preciosos considerados investimento seguro em tempos incertos, bateram, esta segunda-feira, valores recorde, respetivamente com 4.080 dólares (3.512 euros) e 51 dólares (44 euros) a onça de cada um, segundo a Bloomberg.

© D.R.

Os registos históricos foram atingidos pelas 05:30 horas, com o ‘metal dourado’ a crescer 1,45% para os 4.077,99 dólares, depois de, na quarta-feira, ter subido pela primeira vez os 4.000 dólares/onça, prevendo-se o resultado mais valioso no fecho dos mercados desde 1979.

A ‘parente prateada’, cujo valor está a ser potenciado pelo ouro, também chegou a máximos de sempre, a subir 2,7% até aos 51,66 dólares.

Na quinta-feira, a prata tinha chegado ao patamar inédito dos 50 dólares, tendo havido registos históricos em junho de 2011, na altura dos programas de flexibilização quantitativa (QE, na sigla inglesa), altura em que se fixou nos 49,80 dólares.

Ambos os metais seguem em alta hoje quando se agudizam as tensões comerciais entre Estados Unidos da América e China, além das incertezas políticas, devido ao ‘fecho’ das instituições federais norte-americanas, e à nomeação de novo governo francês, e a indefinição geoestratégica, com as guerras em curso, designadamente na Ucrânia e no Médio Oriente.

Últimas de Economia

A EDP prevê investir cerca de 2,5 mil milhões de euros em Portugal no período 2026-2028, dos quais 1.700 milhões em redes de eletricidade, anunciou hoje o presidente executivo do grupo, Miguel Stilwell d’Andrade.
O Banco da Inglaterra decidiu hoje manter as taxas diretoras em 4%, o nível mais baixo em mais de dois anos, ao avaliar que as pressões inflacionistas persistem na economia britânica.
A presidente do Conselho das Finanças Públicas (CFP) alertou hoje que a perceção de risco da República francesa pode vir a contagiar uma economia como a portuguesa, pelo que não se deve estar "relaxado" face à situação orçamental.
A Comissão Europeia anunciou hoje ter aberto uma investigação a um possível conluio, violando as regras europeias, entre a Deutsche Börse, grupo alemão que opera a Bolsa de Valores de Frankfurt, e a norte-americana Nasdaq.
A Air France-KLM vai formalizar a manifestação de interesse na compra da TAP nas próximas semanas, até ao final de novembro, confirmou hoje o presidente executivo (CEO) da companhia Benjamin Smith.
A dívida pública portuguesa atingiu um novo máximo de 294,3 mil milhões de euros, o valor mais alto de sempre. Apesar da recuperação económica, o fardo financeiro por habitante nunca foi tão pesado.
A taxa de desemprego fixou-se em 5,8% no terceiro trimestre, 0,1 pontos percentuais abaixo do trimestre anterior e menos 0,3 pontos percentuais face ao mesmo período de 2024, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
A bolsa de Lisboa negociava hoje em alta com o PSI em máximos desde janeiro de 2010 e as ações dos CTT e da REN a liderar os ganhos.
A Autoridade Tributária e Aduaneira publicou no portal das Finanças um novo alerta aos contribuintes sobre a circulação de emails e mensagens SMS falsas, "enviadas por pessoas que se fazem passar pela instituição".
Os dados revelam um desfasamento de 67% entre o preço médio dos imóveis anunciados, cerca de 387 mil euros, e a capacidade de pagamento dos compradores, que procuram habitações em média de 233 mil euros.