Legionella detetada em balneários de pavilhão de Oliveira do Bairro

A presença da bactéria 'legionella' foi detetada em três de oito balneários do Pavilhão Desportivo Municipal de Oliveira do Bairro, no âmbito de análises de rotina para controlo da qualidade da água, confirmou hoje a Câmara Municipal.

© D.R.

“De imediato, e em estreita articulação com a delegada de Saúde da Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro, foram ativados todos os procedimentos técnicos e sanitários previstos para estas situações, os quais se encontram em curso”, destacou.

De acordo com esta autarquia do distrito de Aveiro, apesar da bactéria ter sido detetada, os balneários continuam a ser utilizados, com exceção da área destinada aos duches.

“A decisão relativa à utilização dos balneários foi tomada de forma conjunta entre a referida autoridade de saúde pública e o Município, tendo como prioridade absoluta a proteção da saúde dos utilizadores, permitindo a continuidade da utilização do Pavilhão Municipal, face à falta de alternativa para as aulas de Educação Física do Agrupamento de Escolas e do Instituto Profissional da Bairrada e para as atividades de treino e competição dos clubes desportivos que usufruem habitualmente deste equipamento”, referiu.

Neste momento, os utentes “estão a tomar banho noutras instalações do Parque Desportivo Municipal, localizadas nas proximidades do pavilhão”.

“Mais se informa que o Município continua a implementar as medidas corretivas necessárias, em conformidade com as orientações das autoridades de saúde, assegurando um acompanhamento rigoroso de todo o processo, de modo a garantir um ambiente seguro e saudável em todos os seus equipamentos”, afirmou.

O Município de Oliveira do Bairro sublinhou ainda que todas as normas legais aplicáveis neste âmbito têm sido “rigorosamente cumpridas”, tendo em vista o “bem-estar e segurança dos seus munícipes”.

A ‘legionela’ é uma bactéria que pode causar uma infeção pulmonar grave conhecida como Doença dos Legionários (tipo de pneumonia) e está presente no meio aquático: em sistemas de água domésticos, jacuzzis e piscinas, mas também na natureza, em rios e lagos.

Últimas do País

A consultora do antigo ministro do PS vai receber mais de 46 mil euros do Instituto Camões para um estudo de dois meses sobre educação em Timor-Leste. O negócio, feito por consulta direta, está a gerar polémica pela proximidade política e pelo valor atribuído.
Fogo deflagrou de madrugada na rua Dr. Miguel Bombarda e mobilizou mais de 30 operacionais. Três edifícios ficaram gravemente danificados, mas não há feridos.
Uma mulher de 49 anos morreu hoje após ter sido “atropelada pelo próprio carro” numa rua de São Domingos de Benfica, na cidade de Lisboa, informou à Lusa fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP).
Proprietário foi raptado por três assaltantes quando fechava o estabelecimento. Vítima foi agredida e obrigada a entregar cartões bancários. Suspeitos estão em fuga.
O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira fez, em 15 anos de atividade, que se assinalam domingo, tratamentos que levaram ao nascimento de mais de 220 bebés.
O tempo médio de espera para doentes urgentes no serviço de urgência do Hospital Amadora-Sintra ultrapassou esta manhã as 10 horas, de acordo com o portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Web Summit arranca em Lisboa na segunda-feira, com mais de 900 oradores e mais de 70.000 participantes, de acordo com dados da organização, num evento onde a inteligência artificial (IA) continua em destaque.
Um sismo de magnitude 3,8 na escala de Richter foi sentido hoje na ilha açoriana do Faial, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
Um homem, de 72 anos, morreu hoje durante um assalto à ourivesaria de que era proprietário, em Arraiolos, no distrito de Évora, estando os dois suspeitos do crime em fuga, revelou uma fonte da GNR.
A PSP apreendeu hoje várias armas na Figueira da Foz, que se suspeita que eram usadas por um homem para causar medo à sua companheira, afirmou o Comando Distrital.