Mais de mil ocorrências registadas desde as 12:00 de terça-feira

Mais de mil ocorrências relacionadas com o mau tempo foram registadas em Portugal continental entre as 12:00 de terça-feira e as 08:00 de esta quarta-feira, a maioria inundações, segundo a proteção civil.

© D.R.

“Entre as 12:00 [de terça-feira] e as 08:00 [de hoje] foram registadas 1.005 ocorrências, das quais 211 na cidade de Lisboa e 764 nos restantes distritos devido à chuva forte”, adiantou Elísio Pereira, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

De acordo com Elísio Pereira, a maioria das ocorrências foram inundações na via pública (679) e quedas de árvores (18).

“Na região do Algarve, foram contabilizadas 40 ocorrências entre as 12:00 de terça-feira e as 08:00 de hoje. Entretanto, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera [IPMA} agravou o aviso emitido para a região de laranja para vermelho até às 10:00”, disse.

Segundo Elísio Pereira, durante a noite não houve registo de vítimas.

Na terça-feira, uma mulher ficou ferida com gravidade na sequência das inundações registadas na freguesia de Barcarena, uma das zonas do concelho de Oeiras mais suscetíveis às intempéries.

O Regimento Sapadores Bombeiros acudiram durante a madrugada de esta quarta-feira a cerca de 40 situações de inundações na via pública e em habitações e quedas de árvore devido ao mau tempo, revelou fonte da corporação.

Segundo a fonte, apesar da noite ter sido mais calma do que a tarde de terça-feira, ainda assim os sapadores registaram cerca de 40 saídas na sequência da chuva forte.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 12:00 de terça-feira e as 07:00 de hoje mais de 800 ocorrências relacionadas com o mau tempo, a maioria quedas de árvores e estruturas, inundações da via pública e habitações e limpezas de via.

“A maioria das ocorrências foi registada na Grande Lisboa, mas ainda não temos uma contabilização atualizada. Na Península de Setúbal (111), na região da Lezíria do Tejo (101), no Médio Tejo (31), no Oeste (20) e as outras espalhadas por outras regiões do país”, disse à agência Lusa Paulo Santos, da ANEPC.

Entre as 16:00 e as 22:00 de terça-feira, segundo a proteção civil municipal, o número de ocorrências na cidade de Lisboa associadas ao mau tempo chegou às 174, a maioria devido a inundações.

A maioria das ocorrências deveu-se a inundações de espaços privados (81), do espaço público (39) e inundações (26).

Registaram-se também 11 por quedas de árvore, 10 devido a acidentes rodoviários, cinco por quedas de estruturas e duas por queda de revestimento.

A freguesia de Avenidas Novas foi a que registou o maior número de ocorrências, com 24, seguida do Lumiar (19), Penha de França (17), Arroios (12) e Estrela (11).

O túnel do Campo Pequeno chegou a estar encerrado, tendo reaberto pelas 18:15.

Últimas do País

A consultora do antigo ministro do PS vai receber mais de 46 mil euros do Instituto Camões para um estudo de dois meses sobre educação em Timor-Leste. O negócio, feito por consulta direta, está a gerar polémica pela proximidade política e pelo valor atribuído.
Fogo deflagrou de madrugada na rua Dr. Miguel Bombarda e mobilizou mais de 30 operacionais. Três edifícios ficaram gravemente danificados, mas não há feridos.
Uma mulher de 49 anos morreu hoje após ter sido “atropelada pelo próprio carro” numa rua de São Domingos de Benfica, na cidade de Lisboa, informou à Lusa fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP).
Proprietário foi raptado por três assaltantes quando fechava o estabelecimento. Vítima foi agredida e obrigada a entregar cartões bancários. Suspeitos estão em fuga.
O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira fez, em 15 anos de atividade, que se assinalam domingo, tratamentos que levaram ao nascimento de mais de 220 bebés.
O tempo médio de espera para doentes urgentes no serviço de urgência do Hospital Amadora-Sintra ultrapassou esta manhã as 10 horas, de acordo com o portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Web Summit arranca em Lisboa na segunda-feira, com mais de 900 oradores e mais de 70.000 participantes, de acordo com dados da organização, num evento onde a inteligência artificial (IA) continua em destaque.
Um sismo de magnitude 3,8 na escala de Richter foi sentido hoje na ilha açoriana do Faial, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
Um homem, de 72 anos, morreu hoje durante um assalto à ourivesaria de que era proprietário, em Arraiolos, no distrito de Évora, estando os dois suspeitos do crime em fuga, revelou uma fonte da GNR.
A PSP apreendeu hoje várias armas na Figueira da Foz, que se suspeita que eram usadas por um homem para causar medo à sua companheira, afirmou o Comando Distrital.