Portugal foi o terceiro da UE que menos lixo eletrónico recolheu em 2023

Portugal foi o terceiro país da União Europeia que menos lixo eletrónico recolheu em 2023, com uma média de 5,8 quilogramas por habitante, contra 11,6 quilos de equipamentos descartados na média dos Estados-membros.

© D.R.

Dados publicados pelo gabinete estatístico da União Europeia (UE), o Eurostat, revelam que, em 2023, foram recolhidos no espaço comunitário 11,6 kg de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos por habitante, incluindo eletrodomésticos, telemóveis inteligentes e computadores.

No mesmo ano, foram colocados no mercado 32,2 kg de novos equipamentos elétricos e eletrónicos por pessoa.

“Esta diferença de 20,6 kg por habitante reflete um aumento no ‘stock’ de dispositivos, seja porque continuam em uso, aguardam eliminação, estão armazenados em casa ou foram perdidos em processos informais e não controlados de tratamento de resíduos”, de acordo com o Eurostat.

Entre os países da UE, os valores mais baixos de lixo eletrónico recolhido por pessoa foram registados no Chipre (3,8 kg por pessoa), Malta e Portugal (5,8 kg por pessoa em cada), enquanto os mais altos foram verificadas na Bulgária (17,9 kg), República Checa (16,8 kg) e Áustria (15,9 kg).

Segundo o Eurostat, entre 2015 e 2023, a quantidade de lixo eletrónico colocada no mercado na UE aumentou 78%, passando de 18,1 kg por pessoa em 2015 para 32,2 kg em 2023.

No mesmo período, de 2015 a 2023, a recolha de lixo eletrónico aumentou 60%, de 7,3 kg para 11,6 kg por pessoa, “mostrando um crescimento mais lento do que o volume de novos equipamentos colocados no mercado”, adianta o gabinete estatístico comunitário.

Últimas do País

O antigo Hotel Nave, no Porto, permanece abandonado e tem vindo a ser ocupado de forma irregular por imigrantes que procuram um local para passar a noite. O edifício, que funcionou durante cerca de 60 anos como unidade hoteleira, encontra-se entaipado, degradado e sem condições de segurança.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 29 anos por, alegadamente, ter tentado matar outro com uma arma em julho, em Matosinhos, no distrito do Porto, anunciou hoje esta força policial.
O Agrupamento de Escolas de Souselo, em Cinfães, abriu um inquérito interno para apurar em que situação um aluno da escola de Fonte Coberta perdeu as pontas de dois dedos, revelou hoje à agência Lusa o seu diretor.
Dois serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia vão estar fechados no sábado, enquanto no domingo estará encerrada uma urgência obstétrica, de acordo com o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Portugal continental registou, entre as 14h00 de quarta-feira e as 11h00 de hoje, um total de 2.434 ocorrências relacionadas com a situação meteorológica adversa, sobretudo inundações, que provocaram duas mortes e 32 pessoas deslocadas, revelou a Proteção Civil.
Portugal destaca-se entre os países com uma estrutura demográfica mais envelhecida, mas contrasta violentamente com a sua capacidade de resposta: há insuficiência de camas e de profissionais especializados para cuidar da população sénior, alerta o jornal Público.
O Ferrari 488 GTB apreendido a Bruce Teixeira, conhecido como “Bruce de Francos”, não ficará afinal na posse do Estado. Apesar de o veículo estar ao serviço da PSP desde julho, pintado com as cores e insígnias da polícia, o Tribunal do Porto decidiu que deve ser restituído ao seu verdadeiro proprietário, segundo apurou o JN.
A Polícia de Segurança Pública desmantelou uma rede de tráfico de droga que operava na Área Metropolitana de Lisboa através de aplicações informáticas criadas pelo próprio grupo e recorrendo a estafetas falsos para distribuir os estupefacientes.
O homem de 72 anos que tinha sido dado como desaparecido na noite de quinta-feira no concelho do Fundão, distrito de Castelo Branco, foi entretanto localizado e encontra-se em segurança.
A capitania do porto do Funchal atualizou hoje os avisos de vento e agitação marítima fortes emitidos para o arquipélago da Madeira, estendendo-os até às 06:00 de sábado.