Proteção Civil alerta população para mau tempo nos próximos dias

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu hoje um aviso à população para comportamentos preventivos devido à previsão de chuva forte, vento e possibilidade de cheias ou inundações nos próximos dias.

© D.R.

Fonte da ANEPC disse à agência Lusa que o nível de prontidão foi elevado para 3, o que significa uma maior capacidade de resposta dos operacionais.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para sexta-feira e sábado no norte e centro do continente chuva persistente e por vezes forte, com alguma severidade naquelas regiões.

Por causa da chuva forte, o IPMA já emitiu aviso laranja para as regiões do norte e centro entre as 03:00 de sexta-feira e as 00:00 de sábado e aviso amarelo apenas para os distritos de Lisboa, Santarém e Castelo Branco entre as 03:00 de sexta-feira e as 06:00 de sábado.

A Proteção Civil advertiu, por seu lado que podem ocorrer variações significativas nos caudais de zonas historicamente mais vulneráveis.

Na bacia do rio Minho, podem aumentar os caudais, mas sem situações críticas. Já no rio Coura, recomenda-se o acompanhamento da situação.

É igualmente previsível a subida do Lima, do Cávado e do Douro, “sem situações críticas” assinaladas.

Relativamente à informação disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), recomenda-se uma intensificação da vigilância na bacia do Vouga, onde as águas do rio Águeda poderão registar um aumento “superior ao normal”.

Recomenda-se também o acompanhamento do nível das águas do Mondego, uma vez que poderão aumentar as afluências a Coimbra.

A recomendação estende-se ao rio Lis e à bacia do Tejo, devido à previsão de aumento dos caudais no rio Zêzere. No rio Nabão, poderá verificar-se também um aumento do nível da água, que deve ser acompanhado.

Na bacia das Ribeiras do Oeste, poderá ocorrer uma subida dos caudais nos rios Arnoia e Alcoa.

O agravamento das condições meteorológicas está associado à previsão de inundações em zonas urbanas, cheias e contaminação de fontes de água potável por inertes resultantes dos incêndios rurais.

A Proteção Civil alertou para a necessidade de garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e a adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente andaimes, placas e outros materiais suspensos.

As temperaturas mínimas vão registar uma descida mais significativa, prevendo-se valores na ordem de 10 a 15 graus nas regiões norte e centro, descendo para valores inferiores a 05 graus em alguns locais do interior norte e centro na noite de sábado para domingo.

As mínimas vão variar entre 13 e 18 graus na região sul, descendo para valores entre 09 e 14 graus na noite de sábado para domingo.

A PSP alertou também hoje os condutores para o mau tempo previsto para os próximos dias, que aumenta o risco de acidentes rodoviários.

Últimas do País

O antigo Hotel Nave, no Porto, permanece abandonado e tem vindo a ser ocupado de forma irregular por imigrantes que procuram um local para passar a noite. O edifício, que funcionou durante cerca de 60 anos como unidade hoteleira, encontra-se entaipado, degradado e sem condições de segurança.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 29 anos por, alegadamente, ter tentado matar outro com uma arma em julho, em Matosinhos, no distrito do Porto, anunciou hoje esta força policial.
O Agrupamento de Escolas de Souselo, em Cinfães, abriu um inquérito interno para apurar em que situação um aluno da escola de Fonte Coberta perdeu as pontas de dois dedos, revelou hoje à agência Lusa o seu diretor.
Dois serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia vão estar fechados no sábado, enquanto no domingo estará encerrada uma urgência obstétrica, de acordo com o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Portugal continental registou, entre as 14h00 de quarta-feira e as 11h00 de hoje, um total de 2.434 ocorrências relacionadas com a situação meteorológica adversa, sobretudo inundações, que provocaram duas mortes e 32 pessoas deslocadas, revelou a Proteção Civil.
Portugal destaca-se entre os países com uma estrutura demográfica mais envelhecida, mas contrasta violentamente com a sua capacidade de resposta: há insuficiência de camas e de profissionais especializados para cuidar da população sénior, alerta o jornal Público.
O Ferrari 488 GTB apreendido a Bruce Teixeira, conhecido como “Bruce de Francos”, não ficará afinal na posse do Estado. Apesar de o veículo estar ao serviço da PSP desde julho, pintado com as cores e insígnias da polícia, o Tribunal do Porto decidiu que deve ser restituído ao seu verdadeiro proprietário, segundo apurou o JN.
A Polícia de Segurança Pública desmantelou uma rede de tráfico de droga que operava na Área Metropolitana de Lisboa através de aplicações informáticas criadas pelo próprio grupo e recorrendo a estafetas falsos para distribuir os estupefacientes.
O homem de 72 anos que tinha sido dado como desaparecido na noite de quinta-feira no concelho do Fundão, distrito de Castelo Branco, foi entretanto localizado e encontra-se em segurança.
A capitania do porto do Funchal atualizou hoje os avisos de vento e agitação marítima fortes emitidos para o arquipélago da Madeira, estendendo-os até às 06:00 de sábado.