Carminho e Maria Mendes nomeadas para prémios Grammy Latino

As cantoras portuguesas Carminho e Maria Mendes estão nomeadas para a 24.ª edição dos prémios de música Grammy Latino, cuja cerimónia será este ano em Sevilha, Espanha, anunciou hoje a organização.

©Facebook/CarminhoMusic

De acordo com a lista de artistas nomeados, a fadista Carminho está indicada para o Grammy Latino de ‘Melhor Álbum de Raízes em Língua Portuguesa’, com o sexto disco de carreira, ‘Portuguesa’ (Warner Music), lançado em março passado.

‘Portuguesa’ reúne fados tradicionais compostos por Carminho e outros temas compostos por autores convidados, como Rita Vian, Luísa Sobral, Joana Espadinha e o músico brasileiro Marcelo Camelo.

A cantora de jazz Maria Mendes volta a ser nomeada para os Grammy Latino, na categoria de ‘Melhor Arranjo’, juntamente com o músico John Beasley com uma versão da música ‘Com que Voz’, retirada do álbum ao vivo ‘Saudade, Colour of Love’, de 2022.

De acordo com o agenciamento da artista, em ‘Saudade, Colour of Love’ (Challenge Records), Maria Mendes “traz a sua mistura espirituosa de jazz sinfónico e fado ao palco do concerto com John Beasley e o Metropole Orkest”, apresentando novos arranjos orquestrais de canções do seu álbum ‘Close to me’, de 2019.

Este ano, e pela primeira vez, a cerimónia dos Grammy Latino acontece em Espanha, marcada para 16 de novembro em Sevilha.

Nesta edição, os artistas mais nomeados são os colombianos Karol G, Shakira e Camilo, com sete nomeações cada, seguindo-se o argentino Bizarrap, com seis.

O espanhol Pablo Alborán, o porto-riquenho Bad Bunny, a argentina Maria Becerra, o colombiano Fied e a mexicana Natália Lafourcade somam cinco nomeações cada.

Últimas de Cultura

A Arte Equestre Portuguesa foi hoje classificada Património Imaterial Cultural da Humanidade, na reunião do comité responsável da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
A Câmara de Paris homenageou a escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís dando o seu nome a uma biblioteca, numa iniciativa para promover a literatura portuguesa contemporânea e a obra da autora com uma ligação a Paris.
Conflitos, imigração, INEM e polícia são algumas das dez palavras finalistas para a escolha de “A palavra do Ano”, uma iniciativa da Porto Editora para apurar os vocábulos mais pesquisados e que refletem os temas que marcaram o ano.
A Parques de Sintra-Monte da Lua foi distinguida nos World Travel Awards na categoria de “Melhor Empresa do Mundo em Conservação”, pelo 12.º ano consecutivo, desde 2013, anunciou hoje a sociedade que gere os monumentos e parques sintrenses.
O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai iniciar em 2025 uma expansão do parque dedicada à arquitetura contemporânea, num investimento de sete milhões de euros que inclui obras de Souto Moura, Siza Vieira e Koolhaas.
O único Pai Natal certificado da Península Ibérica vai levar, em dezembro, uma mensagem de boas festas e uma 'prendinha' didática às crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo do concelho de Vagos, anunciou a Câmara Municipal.
O presidente da Museus e Monumentos de Portugal mostrou-se hoje preocupado com o facto de vários equipamentos tutelados pela empresa pública em Lisboa estarem fechados para obras em 2025, coincidindo com uma campanha turística focada no património.
O Teatro Campo Alegre, no Porto, acolhe nos dias 29 e 30 a Mostra Estufa, uma iniciativa da companhia Erva Daninha, que funciona como "incubadora de novos criadores e propostas emergentes" de circo contemporâneo, foi hoje anunciado.
A obra de Jean Painlevé, pioneiro do cinema documental que desvendou a vida subaquática, é exposta pela primeira vez em Portugal, na Culturgest, em Lisboa, numa revelação do investigador da Sorbonne que foi parte do surrealismo francês.
A proposta da Arte Equestre Portuguesa a Património Imaterial da Humanidade vai ser analisada em dezembro, na reunião do Comité intergovernamental da UNESCO, em Assunção, no Paraguai, disse à agência Lusa fonte da candidatura.