Lufthansa manifesta interesse em comprar parte do capital da TAP

A companhia aérea alemã Lufthansa manifestou interesse em comprar parte do capital da TAP, cuja privatização de, pelo menos, 51% foi hoje confirmada.

© DR

 

“O plano de venda de uma participação na portuguesa TAP é interessante para nós”, defendeu a Lufthansa, numa nota enviada à Agência France Presse (AFP).

A empresa garantiu que as duas companhias podem complementar-se “muito bem, nomeadamente graças à rede de rotas da TAP de e para a América do Sul”.

O Governo anunciou hoje a intenção de alienar pelo menos 51% do capital da TAP, reservando até 5% aos trabalhadores, adiantou o ministro das Finanças, Fernando Medina, no final do Conselho de Ministros.

“Esta é a percentagem mínima” da alienação, destacou.

O governante, que deu conta da aprovação de um diploma neste sentido, indicou que o executivo procura um “investidor de escala” no setor aéreo no contexto da reprivatização da TAP, que voltou à esfera do Estado durante a pandemia.

Na semana passada, no parlamento, o primeiro-ministro, António Costa, colocou a hipótese, entre diferentes cenários, de se privatizar a totalidade do capital da TAP, apesar de indicar que o montante ainda não tinha sido definido e que irá depender do parceiro escolhido.

Medina garantiu ainda que o vencedor da privatização da TAP não será “simplesmente” o que apresentar a proposta de maior valor, mas sim a melhor a servir o país e a economia nacional.

Últimas de Economia

O endividamento do setor não financeiro, que reúne administrações públicas, empresas e particulares, aumentou em 32,3 mil milhões de euros no primeiro semestre, para 847 mil milhões de euros, anunciou hoje o Banco de Portugal (BdP).
A tecnológica norte-americana Nvidia vai juntar-se ao desenvolvimento do novo supercomputador japonês com o nome de código Fugaku NEXT, que deverá estar operacional em 2030, segundo o centro de investigação estatal japonês Riken, copatrocinador do projeto.
A EDP Gás SU foi multada em 70 mil euros, por não ter garantido os prazos para concretizar os pedidos de contratação dos clientes que optaram por mudar para o mercado regulado, anunciou hoje a ERSE.
Este nível de inflação, o mais elevado desde janeiro de 2024, é superior às expectativas dos analistas consultados pela Bloomberg, que previam uma subida de 3,7%.
A Google anunciou uma nova funcionalidade para a aplicação de mensagens do sistema operativo Android, que inclui alertas de conteúdo sensível e impede enviar ou receber imagens com nudez.
A Google aceitou pagar uma multa de 30,6 milhões de euros por violar as leis de concorrência na Austrália ao pagar a duas empresas de telecomunicações do país para pré-instalarem a sua aplicação de pesquisa nos seus telemóveis.
O número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais aumentou 4,8% para 34,480 milhões no primeiro semestre, face ao mesmo período de 2024, com o Reino Unido como principal país de origem e destino dos voos.
A EDP Renováveis (EDPR) assinou um acordo com a Encavis para a venda de 100% de um portfólio solar em Itália, com um valor estimado de mais de 250 milhões de euros, segundo um comunicado ao mercado.
O Presidente da República promulgou hoje um diploma que introduz novas de gestão do crédito malparado pelas instituições financeiras com o objetivo de os bancos lidarem melhor com os créditos não produtivos.
Mais de metade (54,2%) dos desempregados no primeiro trimestre deste ano continuava sem emprego no segundo trimestre, tendo 27,3% encontrado trabalho, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).