Preços na produção industrial sobem 0,7% em maio

Os preços na produção industrial em Portugal subiram 0,7% em maio, em termos homólogos, depois de terem caído 0,9% no mês de abril, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

© D.R.

No caso de se excluir a energia, o índice de preços na produção industrial apresentou em maio uma variação homóloga nula, quando recuou 1,2% no mês anterior, adianta.

O instituto refere ainda que o agrupamento da energia foi determinante em maio para a evolução do índice agregado, ao apresentar uma subida homóloga de 4,4% e ao dar um contributo de 0,7 pontos percentuais (p.p.) para o crescimento do índice total, contra um crescimento de 0,4% e 0,1 p.p. no mês de abril, respetivamente.

Caso se exclua a energia, a variação homóloga do índice agregado foi nula no mês em análise, contra uma queda de 1,2% no mês anterior.

Em termos mensais, os preços na produção industrial aumentaram 0,3%, depois de terem caído 1,2% no mês anterior.

Últimas de Economia

O valor mediano de avaliação bancária na habitação foi de 1.664 euros por metro quadrado (m2) em agosto, mais 126 euros (8,2%) em termos homólogos e 26 euros (1,6%) acima de valor de julho, divulgou o INE.
O Governo alterou hoje, em Conselho de Ministros, o montante máximo de subscrição de certificados de forro, passando de 50 para 100 mil euros, segundo fonte governamental.
A Autoridade Tributária (AT) já disponibilizou um guia para a nova versão da aplicação para recibos verdes, através da qual têm sido emitidas mais de 30 mil faturas por dia, de acordo com o Ministério das Finanças.
A renda mediana dos novos contratos de arrendamento de habitação aumentou 11,1% no segundo trimestre em termos homólogos, para 8,08 euros por metro quadrado, acelerando face à subida de 10,7% do trimestre anterior, segundo o INE.
O preço do ouro fixou hoje um novo máximo histórico, acima dos 2.670 dólares por onça, mas quando os mercados europeus encerraram seguia a 2.656 dólares (2.384 euros).
O Ministério do Trabalho está a fazer um levantamento das necessidades sociais em todo o país para depois avançar com a construção ou requalificação de equipamentos, anunciou hoje a ministra, segundo a qual esse trabalho está quase terminado.
A grande maioria das famílias com pessoas com demência tem de suportar um custo mensal superior a 1.600 euros e sete em cada dez cuidadores informais enfrenta cansaço emocional extremo, conclui um estudo hoje divulgado.
O secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional garantiu hoje em Espinho que o Governo está a trabalhar para até ao final do ano avançar com o sexto pedido de desembolso do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O setor das Administrações Públicas registou um excedente de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro semestre deste ano, divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE), na segunda-feira.
O número de casais com ambos os elementos desempregados aumentou 5,5% em agosto, face ao período homólogo, e 4% face a julho, para os 4.919 segundo os dados do IEFP.