Francisco Alves Rito vence eleições para a presidência do Vitória de Setúbal

O jornalista Francisco Alves Rito, líder da lista A, foi eleito na sexta-feira presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2025-2028, com um total de 755 votos.

©Facebook de Francisco Alves Rito

O diretor do jornal ‘O Setubalense’, de 52 anos, foi o mais votado das duas listas candidatas, vencendo a eleição do clube da segunda divisão distrital da Associação de Futebol de Setúbal, frente ao oponente Fernando Belo (lista B), com 382 votos.

No total de 1.183 votos apurados no pavilhão Antoine Velge, o presidente da mesa da Assembleia-Geral cessante, David Mestre Leonardo, anunciou que se registaram 31 votos brancos e 15 nulos.

Após o triunfo, o sucessor de Carlos Silva, que, entre dezembro de 2020 e novembro de 2024, foi presidente da direção e, daí para cá, liderou a Comissão de Gestão depois de não se terem apresentado candidatos nas eleições de há quatro meses, apelou à união dos associados.

“A partir do momento em que encerraram as votações, agora, somos todos Vitória. Mostrámos à cidade, região e país que o Vitória está vivo. O Vitória precisa de grandes soluções, medidas de envergadura e de recursos avultados, mas também precisa do trabalho e o pequeno contributo de todos para as tarefas mais quotidianas”, disse.

Francisco Alves Rito, que agradeceu ao anterior presidente Carlos Silva a “dedicação ao clube no momento mais difícil da sua história”, sublinhou que a prioridade passa por garantir condições para a sustentabilidade económica do emblema vitoriano.

“A nossa primeira preocupação é a sobrevivência do clube e a sua sustentabilidade económica, de forma a ganhar condições para ser relançado e para podermos olhar para o futuro com confiança”, vincou.

Na quarta-feira, pelas 19:00, no Auditório Municipal Charlot, o novo presidente do Vitória de Setúbal e os restantes órgãos sociais são empossados, numa cerimónia que contará com a presença de elementos do executivo da Câmara Municipal de Setúbal, liderada por André Martins.

Últimas de Desporto

Dupla portuguesa ficou em segundo lugar em Milão, naquela que foi a terceira medalha para Portugal nos Mundiais de Canoagem que decorrem em Itália. João Ribeiro e Messias Baptista falharam ouro por meros 16 centésimos de segundo.
O tenista português Nuno Borges regressa a Nova Iorque para repetir a presença nos oitavos de final do Open dos Estados Unidos, um ‘major’ que considera “muito especial” e que começou a visitar como representante universitário no ‘kids day’.
O canoísta Fernando Pimenta apurou-se hoje para a final dos olímpicos K1 1.000 dos Mundiais de Milão, com o segundo melhor tempo numa meia-final que juntou as principais estrelas da modalidade.
A seleção portuguesa de canoagem tem hoje a primeira possibilidade de conquistar uma medalha nos Mundiais de Milão, destacando-se a embarcação de K4 500 metros masculino, atual campeão da Europa.
A seleção portuguesa de canoagem estreia-se hoje nos Mundiais de Milão com a responsabilidade de defender dois títulos alcançados em 2023, o de K1 1.000 metros e o de K2 500.
Os incidentes em espetáculos desportivos durante a época 2024/25 registaram uma redução global de 23% face à anterior, de acordo com os dados nacionais divulgados hoje pela Polícia de Segurança Pública (PSP).
O português Miguel Oliveira (Yamaha) terminou hoje em 19.º os treinos cronometrados para o Grande Prémio da Áustria de MotoGP, 13.ª ronda do Mundial de motociclismo de velocidade, após sofrer uma queda que obrigou à suspensão dos trabalhos.
Portugal garantiu hoje o apuramento para fase final do Campeonato da Europa de voleibol feminino de 2026, depois de vencer a Geórgia, por 3-0, no último jogo da fase de qualificação.
Os ginastas Gabriel Albuquerque e Lucas Santos conquistaram hoje a medalha de ouro na competição de trampolim sincronizado dos Jogos Mundiais, a decorrerem em Chengdu, na China, assegurando a primeira subida ao pódio da Equipa Portugal.
O piloto australiano Oscar Piastri (McLaren) venceu hoje o Grande Prémio da Bélgica de Fórmula 1, 13.ª ronda da temporada, e reforçou o comando do campeonato.