Portugal defronta Uruguai com os oitavos de final em vista

A seleção portuguesa de futebol defronta hoje o Uruguai, na segunda jornada do Grupo H do Mundial2022, sendo que uma vitória garantirá já à equipa das ‘quinas’ a qualificação para os oitavos de final da prova.

Depois do triunfo sobre o Gana (3-2), Portugal terá pela frente aquele que, à partida, será o principal rival na luta pela primeira posição do grupo, num encontro agendado para as 22:00 locais (19:00 em Lisboa), em Lusail, e que encerra a segunda ronda da fase de grupos.

A seleção nacional ocupa a liderança, com três pontos, à frente da Coreia do Sul, de Paulo Bento, e do Uruguai, ambos com um, enquanto o Gana, que joga com os sul-coreanos, é último, sem qualquer ponto.

Um triunfo sobre os sul-americanos, ‘carrascos’ na edição anterior do Campeonato do Mundo, garantirá, desde logo, a presença lusa na próxima fase e, eventualmente, até mesmo a primeira posição da ‘poule’, se os asiáticos e os africanos empatarem na outra partida.

Com a lesão de Danilo, que dificilmente voltará a jogar nesta fase de grupos, e Otávio em dúvida, Fernando Santos terá de mexer, pelo menos, em duas ‘peças’ do ‘onze’ que arrancou contra o Gana, sendo que o técnico já confirmou que Pepe vai ocupar a posição do jogador do Paris Saint-Germain no eixo defensivo.

Desta forma, é provável que Portugal alinhe com o seguinte ‘onze’: Diogo Costa, João Cancelo, Rúben Dias, Pepe, Raphaël Guerreiro, Rúben Neves (ou Palhinha), William Carvalho, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, João Félix e Cristiano Ronaldo.

A partida será realizada no Estádio de Lusail, o maior entre os oito do Mundial2022, com capacidade para 88.000 espetadores, e será arbitrada pelo iraniano Alireza Faghani.

Antes, a partir das 16:00 locais, Coreia do Sul e Gana jogam no Estádio Education City, em Doha, depois de na primeira jornada os sul-coreanos terem empatado 0-0 com o Uruguai e os ganeses terem sido derrotados por Portugal.

Também hoje, prosseguem os jogos do Grupo G, com o pentacampeão Brasil a jogar diante da Suíça (19:00 locais), duas formações que venceram na primeira ronda e estão empatadas, com três pontos, à frente de Camarões e Sérvia, ainda sem pontos e que têm duelo marcado para as 13:00 locais.

Brasileiros ou suíços podem assegurar o apuramento para os ‘oitavos’ em caso de triunfo, aliado a um empate entre camaroneses e sérvios.

Últimas de Desporto

O envolvimento de Portugal na organização do Mundial2030 de futebol, juntamente com Espanha e Marrocos, vai gerar uma receita fiscal próxima de 400 milhões de euros (ME), segundo um estudo da consultora PwC.
Pedro Proença vai concorrer à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) nas eleições de fevereiro de 2025, anunciou hoje o líder da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e da Associação de Ligas Europeias.
A portuguesa Patrícia Sampaio, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Paris2024, terminou hoje a competição de -78 kg na terceira posição, ao vencer no combate pela medalha a japonesa Shori Hamada, por ippon.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) sagrou-se hoje campeão mundial de Fórmula 1 pela quarta vez consecutiva, apesar de ter terminado o Grande Prémio de Las Vegas, 22.ª ronda da temporada, na quinta posição.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) venceu hoje o Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1, 21.ª ronda da temporada, depois de ter largado da 17.ª posição da grelha, e alargou a vantagem na liderança do campeonato.
O ex-atleta Domingos Castro foi hoje eleito novo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), com 60,9% dos votos, batendo as listas de Paulo Bernardo e Fernando Tavares, que obtiveram 21,9% e 10,9%, respetivamente.
Portugal procura hoje ficar mais perto dos quartos de final da Liga das Nações de futebol no duelo com a Polónia, em Varsóvia, adversário que necessita de triunfar para continuar na ‘luta’, na terceira jornada do Grupo A1.
O português Francisco Ordonhas sagrou-se hoje campeão europeu júnior de surf, depois de ter chegado à final do Pro Junior Raso, na Corunha, em Espanha, segunda e última etapa do Pro Junior europeu.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) sofreu múltiplas fraturas do rádio do braço direito, na sequência de uma queda sofrida nos treinos livres do Grande Prémio da Indonésia de MotoGP, mas uma eventual operação só acontecerá em Portugal.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje o 11.º classificado da corrida sprint do Grande Prémio da Emilia Romagna de MotoGP, 14.ª das 20 rondas da temporada, ganha pelo bicampeão Francesco Bagnaia (Ducati).