Proteção Civil prevê dar hoje fogos de Vila Real e Celorico de Basto como dominados

A Proteção Civil perspetiva que os quatro grandes incêndios que se mantêm em Portugal continental hoje de manhã, em Vila Real, Celorico de Basto, Arcos de Valdevez e Fafe, sejam dados como dominados durante o dia.

© Facebook da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil

Em declarações à Lusa pelas 07:20, oficial de operações no Comando Nacional, Pedro Araújo, referiu que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) tem a “perspetiva de poder vir a dar estes quatro incêndios como dominados” durante o dia de hoje.

Por essa hora, havia “quatro ocorrências significativas”: em Vila Real (onde o fogo era pelas 07:20 combatido p0r 332 operacionais, apoiados por 111 veículos), Celorico de Basto (302 operacionais e 105 veículos), Fafe (64 operacionais e 21 veículos) e Arcos de Valdevez (42 operacionais e 11 veículos).

De acordo com Pedro Araújo, a partir das 08:30 o combate aos fogos será reforçado com meios aéreos.

Últimas do País

A meio do primeiro período, mais de 100 mil alunos continuam sem aulas a pelo menos uma disciplina. O movimento Missão Escola Pública denuncia falhas na resposta do Ministério e acusa Fernando Alexandre de mascarar a crise na Educação.
Após décadas de descida, o número de suicídios na União Europeia voltou a aumentar. Em Portugal, as mortes subiram de 952 para 984 em dois anos, com 40% das mulheres a reportarem ansiedade e os homens a liderarem nas fatalidades.
A prevenção e combate à violência doméstica tem um reforço de 5,3 milhões de euros no Orçamento do Estado para 2026, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, segundo a qual é o “maior investimento de sempre”.
O investimento (Capex) dos CTT no triénio 2026-28 deverá atingir 50 a 55 milhões de euros por ano, onde se inclui aumentar a capacidade em toda a Península Ibérica, anunciaram hoje os Correios de Portugal.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso laranja para quinta-feira para os distritos do norte e centro de Portugal devido à agitação marítima.
O advogado de José Sócrates, Pedro Delille, renunciou ao mandato de defensor do antigo primeiro-ministro no julgamento da Operação Marquês, tendo o tribunal ordenado a nomeação de um advogado oficioso para assegurar a defesa do ex-governante.
A Polícia Judiciária e a Marinha Portuguesa intercetaram um semissubmersível venezuelano carregado com 1,7 toneladas de cocaína, em plena rota para a Península Ibérica. Quatro tripulantes foram detidos na megaoperação internacional 'El Dorado'.
Um homem foi detido pela GNR de Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém, para cumprimento de um ano e meio de prisão a que foi condenado na Roménia, ficando em prisão preventiva enquanto aguarda extradição.
O jovem de 19 anos suspeito de violar duas estudantes, entre julho e outubro, em Vila Real, vai aguardar julgamento em prisão domiciliária com pulseira eletrónica, informou hoje o Ministério Público.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) instaurou hoje um processo de esclarecimento sobre o transporte de um bebé em estado crítico desde o Hospital de Faro até ao Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, de ambulância.