Linha da Beira Alta reabre na íntegra no domingo

A Linha da Beira Alta vai reabrir integralmente no domingo com a reposição do serviço de transportes de passageiros entre a Pampilhosa e Mangualde, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP).

© D.R.

A circulação ferroviária na sua totalidade está suspensa desde abril de 2022, tendo sido reabertos, entretanto, os troços Mangualde-Celorico da Beira, Celorico da Beira-Guarda e Guarda-Vilar Formoso.

“A Infraestruturas de Portugal e a CP – Comboios de Portugal informam que, a partir do dia 28 de setembro (domingo), será retomado o serviço de transporte ferroviário de passageiros no troço entre as estações da Pampilhosa e de Mangualde, na Linha da Beira Alta”, adiantou a empresa numa nota enviada à agência Lusa.

Com a reabertura deste percurso, é assegurada a reposição integral da circulação de comboios em toda a extensão da renovada Linha da Beira Alta, entre Pampilhosa e Vilar Formoso, na fronteira com Espanha.

A IP acrescentou que no domingo também vai entrar em funcionamento a Concordância da Mealhada, uma nova ligação com cerca de 3,2 quilómetros entre a Linha do Norte e a Linha da Beira Alta.

“Esta infraestrutura permite uma ligação ferroviária direta entre o norte e o interior do país, com vantagens operacionais para o transporte de passageiros, beneficiando diretamente as populações destas regiões, e de mercadorias, nomeadamente na ligação aos portos de Aveiro e Leixões e às redes ferroviárias de Espanha e da Europa”, realçou a empresa.

Para o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, “este era um dia muito esperado pelos portugueses”.

“A aposta deste Governo é clara: investir na ferrovia é investir no futuro de Portugal. Pela sua natureza estruturante do território, pela importância para o crescimento económico, para a coesão territorial e social, e pelo papel decisivo na descarbonização da mobilidade — o investimento ferroviário não pode parar”, sublinhou o governante em comunicado enviado à agência Lusa.

Miguel Pinto Luz referiu ainda que, com a reabertura integral da Linha da Beira Alta, “devolve-se assim um eixo estruturante na ligação entre o interior do território nacional, os principais centros urbanos e a rede ferroviária internacional, com ligação à fronteira com Espanha”.

Últimas do País

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) indicou esta segunda-feira que colaborou nas buscas feitas hoje de manhã pela Polícia Judiciária (PJ) nas instalações, mas esclareceu que não teve competências de gestão, administração ou licenciamento em relação à matéria em investigação.
As salas portuguesas de cinema receberam em outubro 560.293 espectadores, uma quebra de quase um terço face ao homólogo de 2024 e o pior outubro desde 2020, revelou hoje o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).
Um professor de 65 anos vai ser julgado no Tribunal Judicial de Leiria pela alegada prática de 25 crimes de abuso sexual de crianças sobre três vítimas menores que ocorreram fora do contexto escolar.
Uma mulher de 20 anos vai começar a ser julgada no Tribunal de Coimbra. Está acusada de tentar matar seu filho de cinco meses por duas vezes no Hospital Pediátrico de Coimbra. A criança, portadora de uma doença genética, estava internada devido a problemas de saúde.
Militar de 45 anos exigia pagamentos em numerário a condutores e ficava com o dinheiro das coimas.
Duas dezenas de professores, representantes de vários movimentos, defenderam hoje que a estrutura da carreira docente seja prioritária nas negociações para a revisão do estatuto e acusaram o Governo de querer adiar “a discussão mais sensível”.
O Governo vai investir 52 milhões de euros na aquisição de equipamentos para prevenir os incêndios florestais, anunciou hoje o ministro da Agricultura e do Mar em Arcos de Valdevez.
Homem de 49 anos, sem licença profissional, estava em prisão preventiva por dois crimes de violação, coação e importunação sexual. Tribunal entende que não há indícios fortes de falta de consentimento.
A FlixBus interpôs uma ação judicial de intimação para proteção de direitos, liberdades e garantias contra a Rede Nacional de Expressos (RNE), após recusa de acesso ao Terminal de Sete Rios, em Lisboa, anunciou a transportadora rodoviária.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje avisos amarelos para todas as ilhas dos Açores, até quarta-feira, devido a previsões de vento, chuva e agitação marítima.