A sondagem Pitagórica/CNN Portugal revela uma mudança clara no sentimento do eleitorado sobre quem é o favorito a ganhar as eleições presidenciais 2026. À pergunta “independentemente da sua intenção de voto, que candidato pensa que ganhará as eleições presidenciais na primeira volta? E quem ficará em segundo lugar, ou seja, quem é o outro candidato que passará para a segunda volta?”, André Ventura aparece destacado em primeiro lugar, consolidando-se como favorito na perceção pública.
De acordo com os dados divulgados, Ventura recolhe 22% das respostas na dinâmica de vitória, registando uma subida face ao dia anterior. Em segundo lugar surgem António José Seguro e Luís Marques Mendes, ambos com 20%, embora com trajetórias opostas: Seguro cresce, enquanto Mendes perde terreno. Henrique Gouveia e Melo surge mais atrás, com 16%, seguido de João Cotrim de Figueiredo, com 8%. Apenas 1% dos inquiridos considera que não haverá segunda volta.
A sondagem foi realizada entre 8 e 10 de janeiro, com 608 entrevistados, e apresenta um grau de confiança de 95,5%, com uma margem de erro de ±4,06%. Num contexto de forte volatilidade política, a mensagem é clara: para já, Ventura corre à frente.