De acordo com uma nota hoje divulgada, o IPMA refere que os distritos do Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar entre as 21h00 de quarta-feira e as 12h00 de quinta-feira sob aviso amarelo.
Segundo a informação avançada estão previsões das ondas de noroeste que podem chegar aos cinco metros de altura.
O aviso amarelo é o primeiro nível de alerta numa escala de três (amarelo, laranja, vermelho) emitido pelo IPMA.
Significa que existe uma situação de risco para atividades dependentes do tempo, sendo caracterizada por risco moderado.
A chuva vai manter-se em Portugal continental até quinta-feira, principalmente nas regiões do norte e centro, mas nada de muito grave, segundo a meteorologista Cristina Simões, adiantando que o próximo fim de semana já será de sol.
“Vamos continuar com as regiões do norte e centro. Não é uma situação de nada muito grave, no entanto sempre com alguma ocorrência. Vão passar algumas superfícies frontais a afetar principalmente o norte e centro. A região sul mais protegida pelo anticiclone, que já está mais perto do continente”, disse à Lusa Cristina Simões.
De acordo com o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na quarta-feira “passa a superfície frontal do norte para sul, deve chegar ao Alentejo com períodos de chuva fraca, mas sempre no litoral do Minho e Douro mais intenso. Ao ir para sul vai perder atividade, com chuva fraca”.
Segundo Cristina Simões, esta situação com ocorrência de chuva e aguaceiros vão manter-se até quinta-feira, que poderá ser de neve na Serra da Estrela.