Ventura acusa PS e PSD de “esconderem a verdade” sobre a organização terrorista FP-25

O presidente do CHEGA afirmou esta sexta-feira que “o bloco central de interesses” continua a impedir o apuramento da verdade sobre as FP-25, defendendo no Parlamento que Portugal continua sem conhecer toda a verdade sobre um dos períodos mais polémicos da democracia portuguesa.

© Folha Nacional

O presidente do CHEGA, André Ventura, acusou esta sexta-feira PS e PSD de impedirem o apuramento da verdade sobre os acontecimentos ligados às FP-25, durante uma intervenção no plenário da Assembleia da República.

“50 anos depois, o bloco central de interesses monta-se para que o país não conheça a verdade”, afirmou.

André Ventura questionou ainda “o que escondem PS e PSD”, defendendo que deve existir um esclarecimento total sobre “quem matou” e sobre os envolvidos na organização terrorista FP-25.

“Saber a verdade, doa a quem doer. Pelas vítimas, pelos que já não estão cá”, declarou.

O líder do CHEGA afirmou também que “quando pessoas do PS e PSD estão envolvidas, já não querem saber da verdade”, acrescentando que “não podemos ter medo de acertar contas com a verdade”.

Numa intervenção anterior, André Ventura abordou igualmente a situação das pessoas com deficiência, considerando que foram “abandonadas pelo Estado”.

O presidente do CHEGA defendeu que o debate sobre apoio social e inclusão não deve assentar em cálculos políticos, mas numa questão de “decência humana”.

“O que é mais importante não é o cálculo político, é defender os mais vulneráveis”, afirmou, sustentando que o apoio às pessoas com deficiência deve constituir uma prioridade do Estado.

“É uma questão que não devia ser de cálculo, mas de decência humana”, concluiu.

Últimas de Política Nacional

André Ventura anunciou este sábado, em Coimbra, que vai assumir pessoalmente a presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito aos mandatos de Luís Neves na Polícia Judiciária. Líder do CHEGA promete uma investigação “até ao fim”, garante que não haverá bloqueios aos restantes partidos e deixa um aviso: “Não deixarei que Luís Neves, nem outros Luís Neves, sejam bloqueadores da verdade.”
André Ventura criticou a decisão de José Luís Carneiro de propor a abstenção do PS no Orçamento do Estado para 2027 antes de ser conhecido o documento. O Presidente do CHEGA considera que os socialistas passam a ser "parceiros" do Governo e questiona que margem resta para negociar medidas em áreas como Saúde, Administração Interna, combustíveis e alimentação.
A Comissão parlamentar vai analisar a atuação de Luís Neves durante os oito anos em que dirigiu a Polícia Judiciária e apurar eventuais responsabilidades dos membros dos governos que o nomearam e tutelaram. O CHEGA fica com a presidência, enquanto PS e PSD assumem as duas vice-presidências.
Miguel Guimarães, antigo bastonário da Ordem dos Médicos e atual deputado do PSD, é visado por acusações que incluem alegados gastos excessivos, abuso de poder e corrupção passiva.
O CHEGA queria que o Governo português promovesse junto da União Europeia a inclusão do Primeiro Comando da Capital (PCC) na lista de organizações terroristas. Mas PSD, PS, Livre e Bloco de Esquerda votaram contra.
A concelhia social-democrata corta com Luís Jesus e Alexandra Moura e acusa os dois eleitos de desrespeitarem as orientações do partido.
O CHEGA levou ao Parlamento a descida do IVA dos combustíveis de 23% para 13%, IVA Zero num cabaz de bens alimentares essenciais e o fim das portagens nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama. Nenhuma das propostas passou. PSD, PS e CDS-PP juntaram os votos contra nas duas medidas fiscais.
André Ventura defendeu esta quinta-feira, no Parlamento, uma redução da carga fiscal sobre os combustíveis e acusou o Governo de não responder ao aumento do custo de vida.
O CHEGA aceita as duas limitações impostas por Aguiar-Branco e desbloqueia a comissão parlamentar de inquérito. Ventura mantém as críticas à decisão, mas garante que não deixará cair a investigação aos mandatos do antigo diretor da Polícia Judiciária, Luís Neves.
Autarquia liderada pelo socialista Gonçalo Lopes repartiu trabalhos semelhantes de gestão florestal por cinco procedimentos, todos abaixo do limiar europeu. Dois ficaram a poucos milhares de euros dos 216 mil e, em quatro concursos, as empresas tiveram apenas cerca de 36 horas para apresentar propostas.