25 Abril, 2024

Consumo de combustíveis aumenta 5% em dezembro face a novembro

© D.R

O consumo de combustíveis em Portugal aumentou 5% em dezembro, face a novembro, com aumentos em todos os derivados de petróleo, exceto no combustível para aviação (jet), que diminuiu 2,1%, divulgou hoje Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

De acordo com o boletim mensal do Mercado dos Combustíveis e GPL da ERSE, em dezembro, “o consumo global [de combustíveis derivados de petróleo] aumentou 31,31 kton [quilotoneladas] face ao mês anterior, o que representa um acréscimo de 5,0%”.

Este aumento ocorreu no GPL (12,7%), na gasolina (9,4%) e no gasóleo (5,3%). No sentido oposto, o consumo de combustível para aeronaves (‘jet’) diminuiu 2,1%.

Comparativamente a dezembro de 2021, o consumo foi superior em 3,8% (24,43 kton), com um aumento no consumo de ‘jet’ (+15,9%), de gasolina (+7,7%) e de gasóleo (+2,2%). Contrariamente, verificou-se uma redução no consumo de GPL (-13,6%) no mesmo período.

Já face ao período homólogo pré-pandémico de 2019, o consumo verificado em dezembro foi inferior (-11,49 kton), com uma diminuição no consumo de GPL (-10,3%), de jet (-5,2%) e de gasóleo (-1,2%). Contrariamente, no mesmo período, aumentou o consumo de gasolina (+5,0%).

A ERSE aponta ainda que, em dezembro, os Preço de Venda ao Público (PVP) médios do gasóleo e da gasolina no mercado nacional acompanharam o comportamento dos mercados internacionais e registaram diminuições de 10,3% e 8,2%, respetivamente, face ao mês anterior.

Segundo o regulador, os hipermercados “mantêm as ofertas mais competitivas nos combustíveis rodoviários, seguidos pelos operadores do segmento ‘low cost’”.

Braga, Castelo Branco e Coimbra registaram os preços de gasóleo e gasolina mais baixos, enquanto Beja, Bragança e Faro apresentaram os preços mais altos.

Relativamente à garrafa de gás de petróleo liquefeito (GPL, butano e propano), Braga, Viseu e Vila Real registaram, para Portugal continental, os preços mais baixos, enquanto Leiria, Beja e Évora apresentam os preços mais elevados.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados