Tenista Nuno Borges sobe para 80.º do ranking mundial

©D.R.

O português Nuno Borges alcançou a melhor classificação no ranking mundial de ténis, ao subir ao 80.º lugar da lista divulgada hoje, que continua a ser liderada pelo sérvio Novak Djokovic.

Nuno Borges, de 26 anos, ascendeu cinco posições na hierarquia da ATP, melhorando o 85.º registado há uma semana – que já era a melhor colocação no circuito masculino -, depois de ter atingido os oitavos de final do torneio de Acapulco, no México.

O jogador natural da Maia disputou pela primeira vez uma prova de categoria 500, na qual foi eliminado na quinta-feira pelo dinamarquês Holger Rune, que atingiu as meias-finais da prova mexicana e subiu dois postos no ranking, para o oitavo.

Nuno Borges reforçou o estatuto de número um português, uma vez que João Sousa, já fora do top 100, desceu um lugar, para o 148.º, enquanto Frederico Silva (226.º), Gastão Elias (230.º, com uma subida de 18 posições) e João Domingues (283.º) estão ainda mais longe.

Djokovic, que na semana passada se tinha tornado o tenista com maior número de semanas no comando do ranking nos circuitos profissionais, com 378, superando a alemã Steffi Graf (377), dilatou o recorde, mantendo-se à frente do espanhol Carlos Alcaraz e do grego Stefanos Tsitsipas, segundo e terceiro colocados, respetivamente.

O norueguês Casper Ruud permanece em quarto lugar, à frente do norte-americano Taylor Fritz, enquanto o russo Daniil Medvedev subiu ao sexto, por troca com o compatriota Andrey Rublev. O espanhol Rafael Nadal (nono) e o canadiano Felix Auger-Aliassime fecham o top 10.

Na hierarquia feminina não se registaram ‘mexidas’ entre as 10 melhores tenistas mundiais, com a polaca Iga Swiatek a manter-se na liderança, seguida da bielorrussa Aryna Sabalenka e da norte-americana Jessica Pegula, segunda e terceira colocadas, respetivamente.

Últimas de Desporto

Portugal procura hoje ficar mais perto dos quartos de final da Liga das Nações de futebol no duelo com a Polónia, em Varsóvia, adversário que necessita de triunfar para continuar na ‘luta’, na terceira jornada do Grupo A1.
O português Francisco Ordonhas sagrou-se hoje campeão europeu júnior de surf, depois de ter chegado à final do Pro Junior Raso, na Corunha, em Espanha, segunda e última etapa do Pro Junior europeu.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) sofreu múltiplas fraturas do rádio do braço direito, na sequência de uma queda sofrida nos treinos livres do Grande Prémio da Indonésia de MotoGP, mas uma eventual operação só acontecerá em Portugal.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje o 11.º classificado da corrida sprint do Grande Prémio da Emilia Romagna de MotoGP, 14.ª das 20 rondas da temporada, ganha pelo bicampeão Francesco Bagnaia (Ducati).
O canoísta Rui Lacerda conquistou hoje a medalha de bronze na prova de C1 dos mundiais de maratonas da Croácia, o segundo pódio luso em Metkovic.
Portugal somou hoje a sétima medalha nos Jogos Paralímpicos Paris2024, igualando o resultado de Pequim2008, com Carolina Duarte a arrecadar o bronze nos 400 metros, num dia em a natação conseguiu três finais e a canoagem uma.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) lamentou hoje ter tido uma qualificação e uma corrida sprint duras no Grande Prémio de São Marino de MotoGP, 13.ª ronda do Campeonato do Mundo, que terminou na 15.ª posição.
O português Miguel Monteiro sagrou-se hoje campeão paralímpico do lançamento do peso F40 nos Jogos Paris2024, com um lançamento a 11,21 metros, marca que constitui novo recorde da competição.
O canoísta português Messias Baptista sagrou-se hoje campeão do mundo em K1 200 metros, arrecadando a segunda medalha de ouro para Portugal nos Mundiais que decorrem em Samarcanda, no Uzbequistão.
O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) terminou hoje a quarta etapa da Volta a Espanha em terceiro lugar, que lhe permite subir à segunda posição da classificação geral, agora liderada por Primoz Roglic (BORA-hansgrohe), vencedor da tirada.