CHEGA pede esclarecimentos sobre naturalização de atleta Pedro Pichardo

©Folha Nacional

O CHEGA requereu hoje a audição da ministra da Justiça e do secretário de Estado da Juventude e do Desporto para que prestem esclarecimentos sobre a naturalização de atletas, como o campeão olímpico de triplo salto Pedro Pichardo.

“O CHEGA chamou hoje ao parlamento a senhora ministra da Justiça para dar explicações sobre o processo de nacionalidade de Pedro Pichardo e de outros que estejam em situação semelhante, e o senhor secretário de Estado do Desporto para explicar com que motivos e com que fundamentos o Comité Olímpico e também a Federação Portuguesa de Atletismo entendeu que se devia aplicar uma regra excecionalíssima à lei que são os altos serviços prestados ao Estado e à comunidade nacional”, afirmou o líder do partido.

Em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, André Ventura indicou que o Chega já questionou também o Governo sobre o este assunto.

O partido quer confirmar se existiu um parecer do Comité Olímpico de Portugal e da Federação Portuguesa de Atletismo “a pedir a aplicação de uma exceção que existe na lei e que permite que os tais cinco anos de presença em Portugal não sejam necessários para obter a nacionalidade portuguesa”.

“E era importante conhecermos o teor para que outros atletas não sintam hoje que foram discriminados ou injustiçados no seu processo de obtenção de nacionalidade”, defendeu, apontando que é necessário saber se essa exceção foi aplicada noutros casos, mesmo fora do desporto.

Nas oito questões que o CHEGA coloca à ministra da Justiça, e que foram distribuídas aos jornalistas, o partido pergunta ainda se “houve pressões ou algum tipo de constrangimentos para a obtenção da nacionalidade” deste atleta e se “vai o Ministério da Justiça abrir algum procedimento de averiguações ou investigação a este caso ou a casos similares”.

Este pedido de esclarecimentos surge na sequência da polémica entre Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto em Pequim2008, e Pedro Pichardo, ouro na mesma disciplina em Tóquio2020, em que o primeiro, em entrevista à rádio Observador, disse que o atleta que nasceu em Cuba tinha sido comprado, contestando ainda a rapidez no seu processo de naturalização, em contraponto com o seu.

Entretanto, Pedro Pichardo, que detém o recorde nacional nesta disciplina, acusou Évora de lhe faltar ao respeito.

Últimas de Política Nacional

O presidente do CHEGA, André Ventura, disse hoje que o voto contra à proposta de Orçamento do Estado para o próximo “é irrevogável”, mas admitiu participar em futuras reuniões com o Governo em torno do documento.
O presidente do CHEGA disse esta segunda-feira que o partido está pronto para legislativas antecipadas e apelou aos deputados e dirigentes que não cedam a “medos eleitorais” e reforcem a presença na rua porque o objetivo é “ganhar as eleições”.
O presidente do CHEGA exigiu hoje responsabilidades ao diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais pela fuga de cinco reclusos do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus e criticou o silêncio da ministra da Justiça e do primeiro-ministro.
O Ministério da Justiça marcou hoje uma conferência de imprensa para terça-feira, na qual se vai pronunciar pela primeira vez sobre a fuga de cinco reclusos da prisão de Vale de Judeus, no sábado.
O CHEGA vai à reunião com o Governo sobre o Orçamento do Estado para 2025 para conhecer "o cenário macroeconómico", mas mantém que está fora das negociações e rejeita que seja um recuo.
O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) reviu hoje a proposta para a criação de um apoio a professores deslocados colocados em escolas onde faltam docentes, e que poderá ir dos 150 a 450 euros.
As primeiras jornadas parlamentares do CHEGA na atual legislatura decorrem hoje e terça-feira em Castelo Branco, focadas na economia e nos desafios orçamentais do próximo ano.
O Presidente da República quer reunir novamente o Conselho de Estado depois da apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2025, e rejeitou que a reunião de 01 de outubro seja para condicionar as negociações orçamentais.
A comissão de inquérito ao caso das gémeas vai pedir à Justiça que envie cartas rogatórias ao pai das crianças e à mulher de Nuno Rebelo de Sousa, Juliana Drummond, uma vez que ainda nenhum respondeu ao parlamento.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convocou uma reunião do Conselho de Estado para 01 de outubro para analisar a situação económica e financeira internacional e nacional.