25 Abril, 2024

Euro2024: Ronaldo passa a ser recordista a solo de jogos e golos por seleções

©facebook.com/Cristiano

Cristiano Ronaldo passou ontem a liderar isolado a lista dos futebolistas mais internacionais de sempre, com 197 jogos, ao ser escolha inicial de Roberto Martínez no duelo de Portugal com o Liechtenstein, na caminhada rumo ao Euro2024.

Depois de ter perdido a titularidade para o benfiquista Gonçalo Ramos na fase final do Mundial2022, Ronaldo recuperou-a agora com a chegada do treinador espanhol, que sucedeu a Fernando Santos, entretanto empossado como selecionador da Polónia.

O futebolista luso, de 38 anos, soma em Alvalade o seu 197.º jogo pela seleção nacional ‘AA’ e, de acordo com os dados oficiais da FIFA, deixa para trás Bader Al-Mutawa, que ficou fora das opções do selecionador do Kuwait, o português Rui Bento, para os embates de março com Filipinas e Tajiquistão.

Ronaldo já estava sozinho no topo da lista dos marcadores por seleções, com 118 golos, após superar os números – por muito tempo considerados ‘inalcançáveis’ – do iraniano Ali Daei, reforçando ainda mais o seu estatuto no trono dos ‘deuses’ do futebol.

Caso continue nas escolhas de Roberto Martínez, Ronaldo tem tudo para se tornar o primeiro jogador a chegar aos 200 jogos por um país e reforçar ainda mais o estatuto de melhor marcador, embora o argentino Lionel Messi, dois anos e meio mais novo e eterno rival do português, possa representar uma ‘ameaça’.

O capitão da seleção argentina, que recentemente festejou a conquista do Campeonato do Mundo, leva 172 jogos pelos sul-americanos (é 13.º na lista mundial) e 98 golos, que o colocam no terceiro lugar dos marcadores.

Ronaldo estreou-se pela seleção portuguesa em 20 agosto de 2003, num particular frente ao Cazaquistão (1-0), em Chaves, sob o comando do brasileiro Luiz Felipe Scolari, e chegou à marca dos 100 jogos em 16 outubro de 2012, perante a Irlanda do Norte, no Porto, no caminho para o Mundial2014, no Brasil.

A seleção portuguesa de futebol defronta o Liechtenstein, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, em encontro da primeira jornada do Grupo J de apuramento para o Europeu de 2024.

 

– Jogadores com mais jogos e golos por seleções:

JOGOS

1. Cristiano Ronaldo (Portugal) 197 jogos

2. Bader Al-Mutawa (Kuwait) 196

3. Ahmed Hassan (Egito) 184

4. Ahmed Mubarak (Omã) 183

5. Sérgio Ramos (Espanha) 180

GOLOS

1. Cristiano Ronaldo (Portugal) 118 golos

2. Ali Daei (Irão) 109

3. Lionel Messi (Argentina) 98

4. Ferenc Puskás (Hungria) 84

. Sunil Chhetri (Índia) 84

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados