Manifestação promovida pelo Bloco de Esquerda termina em violência

©D.R.

Decorreu no passado sábado, dia 1 de abril, em Lisboa, a manifestação “Casa para Viver”, que visava protestar contra o aumento das rendas e dos preços das casas no centro das grandes cidades, tendo sido amplamente divulgada e promovida pelo Bloco de Esquerda e pelo Partido Comunista Português.

A manifestação juntou diversos grupos de extrema-esquerda anarquista e acabou com cenas de violência, com ataques à polícia, acabando por resultar no ferimento de dois polícias e na detenção de duas pessoas.

Os atos de vandalismo foram vários e tomaram diversas formas, contra montras de lojas, muitas delas propriedade de imigrantes, caixas multibanco, sendo que as próprias motas da PSP foram grafitadas com insultos à polícia e símbolos anarquistas.

O incitamento à violência era visível em boa parte dos cartazes empunhados pelos manifestantes, não deixando dúvidas ao que vinham: “Morte aos senhorios! Estamos fartos!” ou “Eat the Rich” (comam os ricos) e as palavras de ordem anarquistas e anticapitalistas eram audíveis.

Os confrontos com a polícia foram apenas o corolário de insultos, atos de vandalismo e ameaças contra as forças da ordem, que acabaram por não ter alternativa, a não ser responder com firmeza às investidas dos desordeiros.

Últimas do País

A Ordem dos Enfermeiros considerou “incompreensível” o encerramento hoje das urgências de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Garcia de Orta, Almada, distrito de Setúbal, defendendo que seria “perfeitamente possível” funcionar com uma equipa de enfermagem completa e dois médicos.
Cerca de 20.000 pessoas deslocaram-se esta manhã à Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, para visitar o túmulo do Papa Francisco, indicaram à agência EFE fontes policiais.
Cinco serviços de urgência hospitalares de ginecologia/obstétricia e dois de pediatria estão hoje encerrados, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, segundo o Portal do SNS.
A presença no Santuário de Fátima ajudou o jesuíta Francisco a tornar-se mais mariano e incentivou-o a defender o papel da mulher na Igreja Católica, afirmou hoje o bispo de Leiria-Fátima.
A circulação de comboios da CP - Comboios de Portugal deverá ter "fortes perturbações" na segunda-feira devido à greve convocada pelo Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI), que pode ter impacto na operação a partir de hoje.
O distrito de Faro foi colocado sob aviso amarelo devido a agitação marítima prevista a partir das 21:00 de segunda-feira, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Um homem, com cerca de 50 anos, morreu hoje na sequência de um colisão entre um trator e um motociclo na Estrada Nacional (EN) 308, no concelho de Viana do Castelo.
A GNR deteve dois homens por posse ilegal de armas e posse de arma proibida numa operação especial realizada no concelho de Sintra, em que foram ainda apreendidas mais de 200 doses de droga, foi hoje anunciado.
O acesso às urgências hospitalares de ginecologia/obstetrícia e pediatria vai estar condicionado no fim de semana, com sete serviços encerrados no sábado e oito no domingo, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, segundo o Portal do SNS.
O segundo suspeito da tentativa de homicídio em Adaúfe, no distrito de Braga, em fevereiro, e de quem sem desconhecia o paradeiro, entregou-se na quinta-feira no Tribunal de Guimarães, revelou hoje em comunicado a Polícia Judiciária (PJ).