Portugal enviou mais de 850 toneladas de material à Ucrânia desde início do conflito

© Portugal.gov

Portugal enviou mais de 850 toneladas de material à Ucrânia, desde o início do conflito com a Rússia, disse hoje em Mafra a ministra da Defesa, Helena Carreiras.

“Portugal tem apoiado contínua e inequivocamente o esforço de resiliência ucraniano através da doação de mais de 850 toneladas de material, incluindo militar”, afirmou Helena Carreiras, que encerrou o III Encontro Mafra Dialogues, em Mafra, no distrito de Lisboa.

Para a ministra da Defesa, Portugal “não está a apoiar com armas uma agressão, mas a apoiar a resistência a uma agressão”.

“Esta guerra tem a ver connosco porque está em causa a segurança da Europa e a defesa do mundo onde prevalece o direito internacional e o direito de cada povo viver em paz”, declarou.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou até agora a fuga de mais de 14,6 milhões de pessoas – 6,5 milhões de deslocados internos e mais de 8,1 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Pelo menos 18 milhões de ucranianos precisam de ajuda humanitária e 9,3 milhões necessitam de ajuda alimentar e alojamento.

A invasão russa – justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia – foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 8.574 civis mortos e 14.441 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.

Últimas do País

O Sindicato dos Técnicos da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (SinDGRSP) entregou hoje um documento na Presidência da República sobre a falta de revisão das carreiras e apelou à intervenção de Marcelo Rebelo de Sousa junto do Governo.
O Ministério Público (MP) pediu hoje uma pena de 22 anos de prisão para dois arguidos acusados de terem matado um homem em Miranda do Corvo, distrito de Coimbra, após armarem uma cilada.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve quatro pessoas numa operação na zona da Grande Lisboa contra uma rede de tráfico de anabolizantes e estimulantes sexuais, contando com a cooperação de autoridades alemãs e espanholas, revelou hoje a PJ.
A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (SNBP) convocaram uma manifestação nacional para o dia 10 de outubro em Lisboa, anunciou hoje a associação.
Um dos guardas prisionais de serviço na cadeia de Vale de Judeus no dia da fuga dos cinco reclusos vai ser ouvido na sexta-feira pela PJ no âmbito do processo-crime aberto pelo Ministério Público, revelou hoje o seu advogado.
O Gabinete Cibercrime da Procuradoria-Geral da República (PGR) recebeu quase 3.000 denúncias em 2023, mais 37% do que no ano anterior, com destaque para as burlas informáticas “olá mãe, olá pai” e falsas cobranças de dívidas a empresas.
Um condenado em liberdade condicional invadiu as instalações de uma equipa de reinserção social em Faro e agrediu uma técnica superior daquele local, que precisou de assistência hospitalar, confirmou hoje a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).
Os trabalhadores não docentes vão realizar uma greve nacional nas escolas a 4 de outubro para exigir melhores condições de trabalho, uma paralisação que “ainda poderá ser travada pelo ministro da Educação”, anunciou o sindicato.
O ano letivo arranca hoje com cerca de 60% das escolas abertas, mas milhares de professores em falta, um cenário que o ministro da Educação admite que poderá agravar-se nos próximos dias, mas mantém as metas otimistas.
A um dia do arranque do ano letivo, as escolas ainda procuram professores para mais de dois mil horários que continuam vazios, a maioria anuais, deixando cerca de 117 mil alunos sem aulas a, pelo menos, uma disciplina.