Representação portuguesa nos Jogos Europeus sobe para 187 atletas

© Facebook/comiteolimpicoportugal

A qualificação de José Rodrigues, no boxe, fez hoje crescer para 187 a representação portuguesa nos Jogos Europeus em Cracóvia, na Polónia, entre 21 de junho e 02 de julho, anunciou o Comité Olímpico de Portugal (COP).

Em comunicado, o COP dá conta da integração de José Rodrigues (-80 kg) no boxe, que já tinha confirmados os nomes de Rita Soares (-50 kg) e Diogo Semedo (-71 kg).

Hoje foram também confirmados os nomes que representarão Portugal na canoagem slalom, com José Carvalho (C1), Frederico Alvarenga (K1) e Lucas Jacob (K1 e kayak cross) e na natação artística.

Aqui, Cheila Vieira e Maria Beatriz Gonçalves vão participar em dueto, com Filipa Faria, Beatriz Gama, Marta Moreira, Inês Dubini, Mariana Rocha, Lara Botelho, Carlota Fonseca, Anna Carvalho, Joana Rosa e Matilde Sousa selecionadas para a prova por equipas.

Está confirmada a presença de atletas lusos em 22 das 30 modalidades, nas competições de atletismo, badminton, boxe, breaking, BTT, canoagem slalom, canoagem de velocidade, esgrima, futebol de praia, judo, karaté, muaythai, natação artística, padel, pentatlo moderno, râguebi ‘sevens’, teqball, taekwondo, ténis de mesa, tiro, tiro com arco e tiro com armas de caça.

A fase de qualificação termina em 28 de maio, com o fim do torneio de qualificação de andebol de praia, a disputar na Nazaré.

Em competição, na Polónia, vão estar cerca de 7.000 atletas de 48 comités olímpicos nacionais, numa competição multimodalidade que vai consagrar os campeões europeus de várias modalidades, como atletismo (por equipas), badminton, canoagem slalom e velocidade, ciclismo (BMX freestyle e BTT), esgrima, judo (equipas mistas), natação (saltos para a água), pentatlo moderno e teqball.

Nas anteriores edições, em Minsk2019 e Baku2015, Portugal conquistou três medalhas de ouro em cada uma das edições, num total de 25 medalhas, 15 na capital bielorrussa e 10 na azeri.

Últimas de Desporto

O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) venceu hoje a Volta à Suíça, ao triunfar na oitava e última etapa em cronoescalada, em que anulou a diferença de 33 segundos para o então líder, o francês Kévin Vauquelin (Arkéa-B&B Hotels).
Teresa Bonvalot conquistou hoje o seu sexto título de campeã portuguesa de surf, ao triunfar na etapa açoriana da Liga da modalidade, disputada em São Miguel.
A seleção portuguesa conquistou hoje pela segunda vez a Liga das Nações de futebol, ao bater na final a Espanha por 5-3 no desempate por grandes penalidades, após 2-2 no final do tempo regulamentar e prolongamento.
Portugal tem hoje a possibilidade de conquistar o terceiro título da sua história, na final da Liga das Nações de futebol, mas para isso tem de ultrapassar uma Espanha imbatível há dois anos.
O piloto australiano Oscar Piastri (Mclaren) venceu hoje o Grande Prémio de Espanha de Fórmula 1, nona prova da temporada, e alargou a vantagem na liderança do campeonato.
O Paris Saint-Germain sagrou-se hoje campeão europeu pela primeira vez na história, ao golear o Inter Milão, por 5-0, na final da Liga dos Campeões de futebol, em Munique, na Alemanha.
Uma força de 5.400 polícias e gendarmes vai ser destacada para a capital de França e arredores, no sábado, para evitar distúrbios durante a final da Liga dos Campeões entre o PSG e o Inter de Milão, em Munique.
O piloto britânico Lando Norris (McLaren) venceu hoje o Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1, oitava das 24 etapas do Mundial, e aproximou-se do líder do campeonato.
As inglesas do Arsenal conquistaram hoje pela segunda vez a Liga dos Campeões feminina de futebol, ao vencerem o bicampeão em título FC Barcelona por 1-0, na final da edição 2024/25, disputada no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
O número um nacional de ténis, Nuno Borges, considera ter feito uma boa preparação em terra batida para Roland Garros, o que lhe dá "alguma confiança" para o 'major' francês, entre 25 de maio e 08 de junho, em Paris.