Papa está “bem, desperto e consciente” e gracejou após a operação

© D.R.

O Papa Francisco encontra-se “bem, desperto e consciente” após a intervenção cirúrgica a uma hérnia abdominal a que foi hoje submetido no hospital Gemelli, em Roma, anunciou o cirurgião que o operou, Sergio Alfieri.

“A primeira coisa é que o Papa está bem, creio que essa é a notícia por que todos esperávamos. Está bem, desperto, consciente e já disse uma piada, há dez minutos”, disse o médico, que já o tinha operado há dois anos a um problema no cólon, numa conferência de imprensa inédita no pontificado de Francisco.

“A cirurgia de há dois anos foi por causa de uma patologia benigna – uma estenose diverticular é benigna -, a patologia a que ele foi operado hoje é benigna e não deixará vestígios”, explicou Sergio Alfieri.

Ao acordar e ver o cirurgião que liderou a equipa no bloco operatório, Francisco perguntou-lhe: “Então, quando é que fazemos a terceira?”, contou Alfieri.

Pouco antes, o Vaticano tinha anunciado a conclusão, ao fim de três horas e sem complicações, da cirurgia – uma laparotomia e cirurgia plástica da parede abdominal, com anestesia geral, realizada por via laparoscópica para reparar uma hérnia ulcerada que se formou sobre uma antiga cicatriz abdominal e que ameaçava causar obstrução intestinal.

“A intervenção terminou: decorreu sem complicações e durou três horas”, indicou o serviço de imprensa do Vaticano num breve comunicado, depois de ter sido divulgado que Jorge Bergoglio, de 86 anos, tinha sido transferido para o seu apartamento no 10.º piso do hospital romano.

Entretanto, o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, indicou que o Papa já agradeceu a todos quantos lhe desejaram uma rápida recuperação após a cirurgia.

“O Papa Francisco está alerta e consciente e agradece as muitas mensagens de proximidade e oração que lhe foram dirigidas desde o início”, disse Bruni, diretor do gabinete de imprensa do Vaticano.

Quanto à duração do internamento, o médico indicou: “A estada no hospital será de entre cinco e sete dias; ele tem 86 anos e já foi submetido a quatro operações. Deem-nos alguns dias”.

“Ele será acompanhado pelo seu assistente durante estes dias, não é uma situação de emergência”, acrescentou Alfieri.

Antevendo que o Papa ficaria alguns dias internado após a cirurgia, a Prefeitura da Casa Pontifícia anunciou, antes da cirurgia, o cancelamento das suas “audiências especiais e gerais até 18 de junho, por razões de saúde”.

O Papa Francisco estará em Portugal entre 02 e 06 de agosto para presidir à Jornada Mundial da Juventude.

Últimas do Mundo

Pelo menos 30 pessoas foram sequestradas em três ataques por homens armados durante o fim de semana no norte da Nigéria, aumentando para mais de 400 os nigerianos sequestrados em quinze dias, foi hoje anunciado.
Pelo menos quatro pessoas morreram baleadas em Stockton, no estado da Califórnia, no oeste dos Estados Unidos, anunciou a polícia, que deu conta ainda de dez feridos.
O estudante que lançou uma petição a exigir responsabilização política, após o incêndio que matou 128 pessoas em Hong Kong, foi detido por suspeita de "incitação à sedição", noticiou hoje a imprensa local.
O alto comissário das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Volker Türk, denunciou hoje que “pelo menos 18 pessoas” foram detidas no golpe de Estado de quarta-feira na Guiné-Bissau e pediu que se respeitem os direitos humanos.
O Tribunal Penal Internacional (TPI), confirmou, na sexta-feira, que continua a investigar crimes contra a humanidade na Venezuela, depois de em setembro o procurador-chefe Karim Khan se ter afastado por alegado conflito de interesses.
Um "ataque terrorista" russo com drones na capital da Ucrânia causou hoje pelo menos um morto e sete feridos, além de danos materiais significativos, anunciaram as autoridades de Kiev.
O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) denunciou hoje que um grupo de homens armados e encapuçados invadiu a sua sede, em Bissau, agredindo dirigentes e colaboradores presentes no local.
A agência de combate à corrupção de Hong Kong divulgou hoje a detenção de oito pessoas ligadas às obras de renovação do complexo residencial que ficou destruído esta semana por um incêndio que provocou pelo menos 128 mortos.
O gato doméstico chegou à Europa apenas há cerca de 2000 anos, desde populações do norte de África, revela um novo estudo que desafia a crença de que o berço deste felino é o Médio Oriente.
Os estabelecimentos hoteleiros da região semiautónoma chinesa de Macau tiveram 89,3% dos quartos ocupados no mês passado, o valor mais elevado para outubro desde antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.