12 Junho, 2024

ASAE apreende 50 kg de pescado fresco e instaura 12 processos de contraordenação

© D.R

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou hoje que apreendeu 50 quilogramas de pescado fresco e que instaurou 12 processos de contraordenação no âmbito de uma operação nacional de fiscalização em estabelecimentos de retalho alimentar.

A ação da ASAE foi direcionada a supermercados, hipermercados e mercados municipais com secção de peixaria “com o objetivo de verificar o controlo da rastreabilidade dos produtos da pesca e da aquicultura” e decorreu nas últimas semanas.

De acordo com a autoridade, foram avaliadas “normas de comercialização referentes à classificação por categoria de qualidade, tamanho/peso, denominação comercial da espécie, método de produção, zona de captura, entre outros”.

A ação fiscalizou 135 operadores económicos e resultou na instauração de 12 processos de contraordenação, destacando-se, entre outras, como principais infrações “o incumprimento das regras de comercialização do pescado, a falta de controlo metrológico, incumprimento dos requisitos de apresentação/rotulagem de venda”.

Além dos 50 quilogramas de pescado fresco, a ASAE apreendeu nove instrumentos de pesagem, “tudo num valor aproximado de 3.656 euros”.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados