Tempestade provoca danos graves no nordeste de Espanha

© D.R.

Uma tempestade “supercélula” ocorrida na quinta-feira provocou graves danos materiais em Espanha, sobretudo nas províncias de Aragão e Navarra, no nordeste do país, indicaram hoje fontes oficiais espanholas.

Segundo as primeiras estimativas do Centro de Coordenação Operacional (CECOP) espanhol, a tempestade descarregou 46 litros por metro quadrado numa hora em Alcañiz, com uma intensidade que chegou aos 26,6 litros em dez minutos, equivalentes a 166 litros por metro quadrado numa hora, e 54 no distrito de Valdespartera (Saragoça), 19,6 em dez minutos, equivalentes a 117 litros numa hora.

Os dados foram registados pelo observatórios da Agência Estatal de Meteorologia (Aemet), que levaram o Governo de Aragão a ativar o Plano Especial de Proteção Civil por risco de inundação (Procinar) de nível 1 para coordenar a operação.

A primeira frente de tempestade afetou Aragão, onde se registaram inundações de estradas e danos em algumas garagens e casas, e numerosas estradas secundárias tiveram de ser encerradas devido à presença de lama, poças de água e ramos de árvores.

Uma casa em Alcañiz também teve de ser evacuada devido às inundações e os seus ocupantes foram realojados num albergue, de acordo com fontes do Governo de Aragão.

A segunda frente, que já tinha provocado alguns estragos na Ribera Alta del Ebro, chegou à capital aragonesa às 18:00 locais (17:00 em Lisboa) e causou graves danos materiais, os mais graves no Parque Venecia, onde uma dezena de pessoas teve de ser resgatada pelos bombeiros depois de terem ficado presas dentro de veículos.

A terceira circular ficou completamente inundada, formando um rio de água que arrastou carros mas não causou danos pessoais.

O mau tempo afetou também as autoestradas próximas de Saragoça, onde também foram atingidas escolas e hospitais, bem como o comboio de alta velocidade que se dirigia para Barcelona, que foi imobilizado em La Cartuja, devido à inundação da via, e teve de regressar à estação de Delicias, onde os passageiros foram desembarcados enquanto aguardavam a possibilidade de retomar a viagem.

As fortes tempestades atingiram também Navarra e obrigaram os bombeiros e a polícia a intervir, principalmente para ajudar na drenagem e na limpeza das estradas, sem que tenham sido registados feridos.

Segundo fontes do governo regional, houve cerca de 20 intervenções em Pamplona, concentradas principalmente entre as 21:30 e as 22:00 horas locais, de acordo com as chamadas recebidas durante este período.

Últimas do Mundo

Pelo menos quatro pessoas morreram baleadas em Stockton, no estado da Califórnia, no oeste dos Estados Unidos, anunciou a polícia, que deu conta ainda de dez feridos.
O estudante que lançou uma petição a exigir responsabilização política, após o incêndio que matou 128 pessoas em Hong Kong, foi detido por suspeita de "incitação à sedição", noticiou hoje a imprensa local.
O alto comissário das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Volker Türk, denunciou hoje que “pelo menos 18 pessoas” foram detidas no golpe de Estado de quarta-feira na Guiné-Bissau e pediu que se respeitem os direitos humanos.
O Tribunal Penal Internacional (TPI), confirmou, na sexta-feira, que continua a investigar crimes contra a humanidade na Venezuela, depois de em setembro o procurador-chefe Karim Khan se ter afastado por alegado conflito de interesses.
Um "ataque terrorista" russo com drones na capital da Ucrânia causou hoje pelo menos um morto e sete feridos, além de danos materiais significativos, anunciaram as autoridades de Kiev.
O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) denunciou hoje que um grupo de homens armados e encapuçados invadiu a sua sede, em Bissau, agredindo dirigentes e colaboradores presentes no local.
A agência de combate à corrupção de Hong Kong divulgou hoje a detenção de oito pessoas ligadas às obras de renovação do complexo residencial que ficou destruído esta semana por um incêndio que provocou pelo menos 128 mortos.
O gato doméstico chegou à Europa apenas há cerca de 2000 anos, desde populações do norte de África, revela um novo estudo que desafia a crença de que o berço deste felino é o Médio Oriente.
Os estabelecimentos hoteleiros da região semiautónoma chinesa de Macau tiveram 89,3% dos quartos ocupados no mês passado, o valor mais elevado para outubro desde antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
A infertilidade afeta uma em cada seis pessoas no mundo em algum momento da sua vida reprodutiva e 36% das mulheres afetadas também são vítimas de violência por parte de seus parceiros, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS).