Bombardeiro dos EUA reabasteceu em funcionamento nas Lajes

Um bombardeiro norte-americano fez na terça-feira um reabastecimento com os motores em funcionamento na base das Lajes, anunciou hoje a embaixada dos Estados Unidos, afirmando tratar-se de uma forma de Portugal e EUA dissuadirem potenciais ameaças e reforçarem a NATO.

© D.R

bombardeiro, um B2 Spirit projetado para penetrar densas defesas antiaéreas sem ser detetado, partiu da base aérea de Whiteman, no estado norte-americano do Missouri, e fez, pela primeira vez escala na base das Lajes, Açores.

O processo de reabastecimento, conhecido como ‘hot pit’ permite perder menos tempo, já que o avião “não precisa desligar completamente para reabastecer e só depois reiniciar os motores”, explica a embaixada dos Estados Unidos em comunicado hoje divulgado.

A operação constituiu uma “importante demonstração de cooperação ao nível da NATO [Organização do Tratado do Atlântico Norte] que “sublinhou a firme dedicação dos Estados Unidos e de Portugal em dissuadir potenciais ameaças e reforçar a Aliança da NATO”, adianta a embaixada.

Além disso, acrescentou, “serve como testemunho dos laços duradouros desta parceria internacional vital”.

Depois do reabastecimento ‘hot pit’, o bombardeiro voltou para Whiteman, após ter estado um mês na base aérea de Keflavik, na Islândia.

“A capacidade das forças armadas e do equipamento norte-americano para colaborarem harmoniosamente com aliados e parceiros é fundamental no estabelecimento de uma rede alargada de alianças e parcerias capazes de enfrentar de forma decisiva os desafios multifacetados de hoje e do futuro”, concluiu.

Últimas do País

Uma rapariga de 18 anos morreu hoje no despiste de um motociclo em Corroios, no concelho do Seixal, distrito de Setúbal, revelaram à agência Lusa fontes dos bombeiros e da Proteção Civil.
O Dispositivo Especial de Emergência Pré-Hospitalar (DEEPH) entra hoje em vigor com 18 equipas dos bombeiros já constituídas, enquanto a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) ultimam uma matriz de organização.
A operação foi realizada num armazém e numa unidade industrial. As duas unidades não apresentavam "qualquer prova de aquisição de azeite genuíno".
O Sindicato Independente dos Médicos alertou hoje que, em várias Unidades de Saúde Familiar, estão a ser agendadas consultas para utentes não inscritos através da linha SNS 24, alegando que este procedimento desrespeita o funcionamento dessas unidades.
Os Bancos Alimentares Contra a Fome promovem hoje mais uma campanha de recolha de alimentos, que termina no domingo e envolve mais de 2.000 hipermercados e supermercados e 40.000 voluntários.
Os estudantes do ensino superior sofrem de desconforto térmico tanto no verão como no inverno, sobretudo no Alentejo, sendo os estudantes deslocados os mais afetados, conclui uma investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
O procurador-geral da República, Amadeu Guerra, classificou hoje como gritante a falta de oficiais de justiça na Comarca de Leiria.
O Folha Nacional realizou uma nova sondagem, na qual questionou os seus seguidores se concordavam que “Portugal deveria aplicar sanções anticorrupção”. 98% dos inquiridos responderam afirmativamente.
O ano passado foi o que registou, na última década, mais participações às autoridades policiais, tanto na criminalidade geral (31.995), como nos crimes contra menores (2.997), segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Um homem de 32 anos foi detido na cidade do Funchal, na ilha da Madeira, por suspeita de abuso sexual contra a filha, atualmente com 10 anos, informou hoje a Polícia Judiciaria (PJ).