Incêndio na Calheta obrigou ao encerramento de escola e centro de saúde

O incêndio que lavra hoje no concelho da Calheta, Madeira, obrigou ao encerramento de uma escola e do centro de saúde da freguesia da Fajã de Ovelha, decorrendo o fogo em várias frentes, indicou o presidente da Câmara.

© D.R.

“Estamos a combater o incêndio, não há outra forma de encarar esta realidade”, afirmou Carlos Teles, numa altura em que a operação envolve 55 operacionais de diversas corporações de bombeiros, apoiados por sete meios terrestres e por um helicóptero.

As autoridades ainda não confirmaram se há casas ardidas ou não.

O presidente da Câmara Municipal da Calheta disse que os acessos à freguesia da Fajã de Ovelha estão encerrados, quer a via expresso, quer a estrada regional, e indicou que a autarquia pediu ajuda a empresas privadas, para disponibilizarem camiões cisterna para auxiliar no combate às chamas.

“Já temos quatro camiões cisterna a caminho”, afirmou.

Já o presidente do Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira, António Nunes, disse à agência Lusa que o fogo está “bastante disperso” pela área das freguesias dos Prazeres, Fajã de Ovelha e Ponta do Pargo, vincando que a “preocupação dos bombeiros tem sido proteger as habitações”.

“O mato vai ardendo, mas a grande preocupação, o grande foco dos bombeiros é proteger todas as habitações”, afirmou.

O incêndio deflagrou na quarta-feira, cerca das 18:00, na freguesia dos Prazeres e motivou a retirada de 120 hóspedes de um hotel, tendo alastrado durante a noite à freguesia contígua da Fajã de Ovelha, onde agora lavra com mais intensidade, e, posteriormente, à freguesia da Ponta do Pargo.

Apenas três corporações de bombeiros da Madeira não estão envolvidas no combate ao incêndio da Calheta, nomeadamente as de Machico, São Vicente/Porto Moniz e Câmara de Lobos, sendo que esta se encontra a combater um fogo que deflagrou hoje na freguesia do Curral das Freiras.

“Este não é um incêndio florestal, é um incêndio numa área urbana”, alertou o presidente da Câmara Municipal da Calheta, explicando que ocorre numa zona com muitas casas, terrenos agrícolas e pequenas manchas de floresta.

O secretário regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, encontra-se no local e, em declarações à Antena 1, afirmou que já foi identificado um suspeito de ter ateado um fogo naquele concelho.

De acordo com o Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira, desde o dia 04 de outubro foram registados vários focos de incêndios nos concelhos da Ribeira Brava, Ponta do Sol, Câmara de Lobos e Calheta, todos localizados na zona oeste da ilha.

O arquipélago da Madeira encontra-se em aviso meteorológico laranja desde a semana passada devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, que diariamente ultrapassa os 30 graus, situação que se vai prolongar até às 18:00 de sábado.

 

Últimas do País

A Polícia Judiciária e Marinha intercetaram, a cerca de 500 milhas de Cabo Verde, um pesqueiro com bandeira do Brasil com 1,6 toneladas de cocaína a bordo, no âmbito de uma operação internacional de combate ao tráfico de droga.
Um total de 91 ambulâncias dos corpos dos bombeiros vão integrar, a partir de segunda-feira, o Dispositivo Especial de Emergência Pré-Hospitalar (DEEPH) criado para responder ao aumento da procura das urgências nos próximos meses.
Uma rapariga de 18 anos morreu hoje no despiste de um motociclo em Corroios, no concelho do Seixal, distrito de Setúbal, revelaram à agência Lusa fontes dos bombeiros e da Proteção Civil.
O Dispositivo Especial de Emergência Pré-Hospitalar (DEEPH) entra hoje em vigor com 18 equipas dos bombeiros já constituídas, enquanto a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) ultimam uma matriz de organização.
A operação foi realizada num armazém e numa unidade industrial. As duas unidades não apresentavam "qualquer prova de aquisição de azeite genuíno".
O Sindicato Independente dos Médicos alertou hoje que, em várias Unidades de Saúde Familiar, estão a ser agendadas consultas para utentes não inscritos através da linha SNS 24, alegando que este procedimento desrespeita o funcionamento dessas unidades.
Os Bancos Alimentares Contra a Fome promovem hoje mais uma campanha de recolha de alimentos, que termina no domingo e envolve mais de 2.000 hipermercados e supermercados e 40.000 voluntários.
Os estudantes do ensino superior sofrem de desconforto térmico tanto no verão como no inverno, sobretudo no Alentejo, sendo os estudantes deslocados os mais afetados, conclui uma investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
O procurador-geral da República, Amadeu Guerra, classificou hoje como gritante a falta de oficiais de justiça na Comarca de Leiria.
O Folha Nacional realizou uma nova sondagem, na qual questionou os seus seguidores se concordavam que “Portugal deveria aplicar sanções anticorrupção”. 98% dos inquiridos responderam afirmativamente.