24 Julho, 2024

Exportações e importações caem 8,2% e 13% em setembro, pelo 6.º mês seguido

As exportações e as importações diminuíram 8,2% e 13,0%, respetivamente, em setembro face ao mesmo mês de 2022, destacando-se as quebras no fluxo de fornecimentos industriais e nas importações de combustíveis e lubrificantes, anunciou hoje o INE.

© D.R.

“No terceiro trimestre de 2023, a estimativa rápida do comércio internacional de bens aponta para diminuições, em termos nominais, de 8,8% e 12,3% nas exportações e importações, respetivamente, em relação ao período homólogo”, aponta o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Este é o segundo trimestre consecutivo com decréscimos nas transações de bens, acentuando-se face ao período entre abril e junho, quando foram registadas quedas de 4,7% nas exportações e de 6,4% nas importações.

Desde o terceiro trimestre de 2022 que este indicador tem registado abrandamentos.

No primeiro trimestre de 2023, as exportações e as importações tinham aumentado, em termos homólogos, 13,0% e 8,9%, respetivamente.

Esta estimativa rápida é incorporada no cálculo da estimativa rápida das Contas Nacionais Trimestrais do INE e será atualizada no próximo destaque mensal das estatísticas do comércio internacional.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Receba o Folha Nacional no seu e-mail

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados