UEFA cria nova prova feminina de clubes e muda Liga dos Campeões

O Comité Executivo da UEFA decidiu hoje reformular a Liga dos Campeões feminina de futebol a partir de 2025/26, temporada em que vai começar igualmente uma nova competição de clubes feminina.

© Facebook da UEFA

O novo modelo da Liga dos Campeões feminina vai replicar a masculina, deixando de ter uma fase de grupos para ter uma liga com 18 equipas, com cada equipa a fazer seis jogos, três em casa e três fora, antes da fase a eliminar.

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) reagiu “com natural entusiasmo” à criação da nova prova, que ainda não tem nome.

“É um passo importante para o crescimento e afirmação do futebol feminino a nível europeu e consequentemente também em Portugal”, assumiu Fernando Gomes.

Estas alterações deverão permitir a Portugal ter mais clubes nas competições europeias, ao contrário do que acontece neste momento em que apenas o campeão tem acesso às rondas preliminares da ‘Champions’.

Mais detalhes sobre a Liga dos Campeões e a nova prova, assim como os respetivos formato, calendário e forma de acesso, vão ser divulgados na segunda-feira.

O Europeu de futsal feminino vai passar a ser jogado de quatro em quatro anos, com a edição de 2024/25 a ser cancelada, com o próximo campeonato a ocorrer em 2027, dois anos depois do primeiro Mundial.

Últimas de Desporto

A seleção portuguesa conquistou hoje pela segunda vez a Liga das Nações de futebol, ao bater na final a Espanha por 5-3 no desempate por grandes penalidades, após 2-2 no final do tempo regulamentar e prolongamento.
Portugal tem hoje a possibilidade de conquistar o terceiro título da sua história, na final da Liga das Nações de futebol, mas para isso tem de ultrapassar uma Espanha imbatível há dois anos.
O piloto australiano Oscar Piastri (Mclaren) venceu hoje o Grande Prémio de Espanha de Fórmula 1, nona prova da temporada, e alargou a vantagem na liderança do campeonato.
O Paris Saint-Germain sagrou-se hoje campeão europeu pela primeira vez na história, ao golear o Inter Milão, por 5-0, na final da Liga dos Campeões de futebol, em Munique, na Alemanha.
Uma força de 5.400 polícias e gendarmes vai ser destacada para a capital de França e arredores, no sábado, para evitar distúrbios durante a final da Liga dos Campeões entre o PSG e o Inter de Milão, em Munique.
O piloto britânico Lando Norris (McLaren) venceu hoje o Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1, oitava das 24 etapas do Mundial, e aproximou-se do líder do campeonato.
As inglesas do Arsenal conquistaram hoje pela segunda vez a Liga dos Campeões feminina de futebol, ao vencerem o bicampeão em título FC Barcelona por 1-0, na final da edição 2024/25, disputada no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
O número um nacional de ténis, Nuno Borges, considera ter feito uma boa preparação em terra batida para Roland Garros, o que lhe dá "alguma confiança" para o 'major' francês, entre 25 de maio e 08 de junho, em Paris.
O estádio José Alvalade, em Lisboa, recebe hoje a final feminina da Liga dos Campeões de futebol, entre as espanholas do FC Barcelona, atuais bicampeãs, que estarão privadas da internacional portuguesa Kika Nazareth, e as inglesas do Arsenal.
O triatleta português Vasco Vilaça foi hoje medalha de prata em Yokohama, Japão, segunda prova do Campeonato do Mundo, sendo apenas superado pelo australiano Matthew Hauser.