4 Março, 2024

Macron, Scholz, Meloni e Michel em consultas com Orbán para desbloquear impasse

O presidente do Conselho Europeu e a presidente da Comissão Europeia reuniram-se com os líderes de Alemanha, França, Itália e Hungria para consultas antes de começar a cimeira extraordinária, destinada a desbloquear o impasse na revisão do quadro financeiro plurianual.

© D.R.

“Em contagem decrescente para a reunião do Conselho Europeu. Consultas em curso”, escreveu Charles Michel na rede social X (antigo Twitter), acompanhando a publicação de uma fotografia com Ursula von der Leyen, o Presidente francês, Emanuel Macron, o chanceler alemão, Olaf Scholz, a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán.

A reunião entre os líderes das três maiores economias da União Europeia (UE), a presidente da Comissão e o presidente do Conselho Europeu e o primeiro-ministro da Hungria antecedeu o início da cimeira extraordinária para tentar desbloquear o braço-de-ferro que Orbán fez por causa da aprovação da revisão do quadro financeiro plurianual.

O bloqueio de Budapeste também está a impossibilitar a aprovação de um pacote de 50 mil milhões de euros para apoiar a Ucrânia entre este ano e 2027.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados