Ataques israelitas atingem arredores de Damasco

Ataques aéreos israelitas atingiram esta madrugada vários locais nos arredores da capital da Síria, Damasco, denunciaram hoje militares sírios.

© D.R.

 

Os ataques partiram dos Montes Golã, informou a agência de notícias estatal síria SANA, que cita um militar não identificado.

A mesma fonte acrescentou que foram intercetados alguns mísseis inimigos e que ataques provocaram “algumas perdas materiais”. Não se sabe até ao momento se houve vítimas mortais.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos disse que o alvo dos ataques era um edifício residencial no oeste da capital do país e que se registaram “violentas explosões”.

O Observatório contabilizou este ano dez ataques israelitas em território sírio, sete deles via aérea e três por terra. Um total de 28 alvos foram destruídos, incluindo depósitos de armas e munições, quartéis e veículos.

Segundo a mesma fonte, estes ataques resultaram na morte de 24 soldados.

Ainda não são conhecidas quaisquer reações de Israel, mas de acordo com a agência de notícias Europa Press, Telavive costuma reconhecer os ataques levados a cabo na Síria.

Israel argumenta que está a agir para impedir o estabelecimento de bases iranianas naquele país e a entrega de armas ao partido xiita libanês Hezbollah, pelas autoridades iranianas, que apoiam Damasco no contexto da guerra que eclodiu em 2011.

Últimas do Mundo

O novo sistema europeu de controlo de fronteiras externas para cidadãos extracomunitários vai entrar em funcionamento a partir de 12 de outubro em Portugal e restantes países do espaço Schengen, anunciaram hoje as autoridades.
Vestígios de ADN recolhidos em dois objetos encontrados perto do local do homicídio do ativista conservador Charlie Kirk correspondem ao do suspeito detido pelas autoridades, anunciou hoje o diretor do FBI, Kash Patel.
O alemão Christian Brückner, principal suspeito no caso do desaparecimento da criança ‘Maddie’ McCann, em 2007 numa estância balnear algarvia, recusou ser ouvido pela Polícia Metropolitana de Londres (‘Met’), informou hoje esta força policial.
Pelo menos 19 mulheres e crianças morreram após um autocarro ter caído a um rio em Zanfara, um estado no noroeste da Nigéria, avançou hoje a agência France-Presse (AFP).
André Ventura pediu a prisão de Pedro Sánchez, elogiou os confrontos em Múrcia e atacou a imigração em massa. Em Madrid, defendeu uma Europa “com menos imigrantes” e criticou ativistas pró-Gaza. Líder do CHEGA diz ter “orgulho tremendo” no que aconteceu em Espanha.
O funeral do ativista conservador norte-americano Charlie Kirk, assassinado na quarta-feira, vai realizar-se a 21 de setembro no estado do Arizona, anunciou hoje a organização Turning Point, da qual era fundador.
Cerca de 110 mil pessoas participaram hoje num protesto pela “liberdade de expressão" em Londres, convocado pelo ativista britânico de direita radical Tommy Robinson, segundo estimativas da polícia londrina.
Pelo menos 21 pessoas ficaram feridas, três em estado grave e duas em estado "potencialmente grave", numa explosão no bar Mis Tesoros, que também afetou o prédio de habitação onde se situa, no bairro madrileno de Puente de Vallecas.
O robô explorador da agência espacial dos Estados Unidos (EUA), NASA, descobriu rochas num canal de rio seco que podem conter potenciais sinais de vida microscópica antiga, informaram os cientistas.
O gigante de 'software' Microsoft escapou a uma multa da Comissão Europeia que suspeitava de abuso de posição dominante no mercado relacionado com a sua aplicação de videoconferência Teams, que separou de outros programas.