Ataque a tiro numa estrada perto de Jerusalém causa um morto e oito feridos

Uma pessoa morreu e outras oito ficaram feridas hoje num ataque a tiro numa autoestrada que liga um colonato na Cisjordânia ocupada a Jerusalém, informou a polícia israelita.

© Facebook de Israel Reports

 

“Foi recebido um relatório sobre um ataque terrorista envolvendo um tiroteio na autoestrada 1”, perto de Maale Adumim, um colonato israelita localizado na Cisjordânia, a cerca de 10 quilómetros de Jerusalém, disse a polícia, num comunicado.

“Três terroristas chegaram num veículo, saíram dele e começaram a disparar com armas automáticas contra os veículos que estavam num engarrafamento na estrada para Jerusalém”, acrescentou.

A polícia afirmou “ter neutralizado” dois agressores no local, enquanto um terceiro, que tentava fugir, foi apanhado pelos agentes que vasculharam a área e também “foi neutralizado”.

Questionada pela agência de notícias EFE, a polícia não confirmou se os agressores estão mortos.

O serviço de emergência israelita United Hatzalah indicou que uma das vítimas do ataque morreu, enquanto o serviço paramédico israelita Magen David Adom disse que um dos feridos, um homem de 23 anos, estava em estado grave.

As autoridades não revelaram a identidade dos agressores, mas costumam usar o termo terrorista para se referirem a palestinianos ou árabes israelitas.

Em 16 de fevereiro, duas pessoas foram mortas e outras quatro ficaram feridas num ataque a tiro numa estação rodoviária no sul de Israel. O agressor foi morto por um civil no local.

A Cisjordânia ocupada vive a pior espiral de violência desde a Segunda Intifada (2000-2005), que se agravou desde que eclodiu a guerra de 07 de outubro entre Israel e o grupo islamita palestiniano Hamas, que controla a Faixa de Gaza.

Só este ano 72 palestinianos e sete israelitas morreram em confrontos na Cisjordânia.

Últimas do Mundo

O mundo avança a um ritmo insuficiente para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030, concluiu um relatório da ONU hoje divulgado, mostrando que apenas 35% das metas registaram progressos moderados.
A ONU considera "altamente improvável" erradicar a pobreza extrema até 2030 devido à lenta recuperação dos impactos da pandemia da covid-19, à instabilidade económica, aos choques climáticos e ao crescimento lento na África Subsaariana, segundo um relatório hoje divulgado.
A OpenAI está a adiar o lançamento do seu próximo modelo de Inteligência Artificial (IA) de código aberto devido à necessidade de testes de segurança adicionais e de "revisão de áreas de alto risco".
Torre Pacheco, em Múrcia, viveu três noites de tensão após a agressão violenta a um idoso de 68 anos por dois jovens imigrantes. O vídeo do ataque tornou-se viral e gerou uma onda de protestos e distúrbios na cidade. O reforço policial evitou novos confrontos no fim de semana.
Mais de dois mil sismos atingiram um grupo de pequenas ilhas no sudoeste do Japão em pouco mais de três semanas, indicou, esta segunda-feira, a Agência Meteorológica do Japão.
A compra do sistema 'Iron Dome' faz parte da estratégia da Roménia para reforçar a segurança nacional e o contrato, avaliado em 1,6 mil milhões de euros, deverá estar concluído este outono.
A Rússia manifestou hoje o seu apoio a uma terceira ronda de negociações com a Ucrânia, embora tenha acusado Kyiv de "não ter pressa", após os últimos contactos entre as partes no início de junho, em Istambul.
O exército israelita matou dois jornalistas na Faixa de Gaza, incluindo os três filhos e a mulher de um deles, informaram hoje fontes locais, elevando para mais de 230 os trabalhadores dos 'media' assassinados desde outubro de 2023.
O Presidente norte-americano anunciou que os EUA vão enviar sistemas de defesa antiaérea Patriot para a Ucrânia, num momento em que as relações entre Donald Trump e o homólogo russo mostram sinais de deterioração.
O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou hoje a pretensão de reforçar até 2027 o orçamento da Defesa com 6,5 mil milhões de euros, para totalizar 64 mil milhões de euros.