13 Abril, 2024

Primeiro-ministro da Autoridade Palestiniana apresentou a demissão

O primeiro-ministro palestiniano, Mohamad Shtaye, apresentou a demissão ao presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, face à situação "política, económica e de segurança" resultante da "agressão" de Israel contra Gaza e Cisjordânia.

© D.R.

 

“Coloquei a demissão à disposição do presidente Mahmoud Abbas”, disse Shtaye durante uma reunião, noticiou a agência palestiniana WAFA.

“A decisão surge face aos desenvolvimentos políticos, económicos e de segurança em relação à agressão contra o nosso povo na Faixa de Gaza e à escalada sem precedentes na Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental”, disse.

Shtaye explicou que o povo palestiniano e o “sistema político” palestiniano enfrentam “um ataque feroz e sem precedentes, “genocídio”, tentativas de deslocação forçada, fome em Gaza, intensificação do colonialismo e do terrorismo dos colonos e invasões repetidas de campos e localidades (de refugiados) na Cisjordânia”.

Shtaye referiu ainda as “tentativas de liquidação da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA), o repúdio de todos os acordos assinados e a anexação gradual das terras palestinianas”, bem como os “esforços para transformar a Autoridade Palestiniana numa autoridade administrativa de segurança sem conteúdo político”.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados