Taxa de inflação abranda em março para 2,4% na zona euro

A taxa de inflação homóloga abrandou em março para os 2,4% em março, face aos 2,6% de fevereiro, segundo uma estimativa rápida hoje divulgada pelo Eurostat.

© D.R.

Em março de 2023, o indicador fixou-se nos 6,9% na zona euro.

Segundo a estimativa rápida, também a taxa de inflação subjacente (que exclui componentes mais voláteis como a energia e alimentos) recuou de 3,1% em fevereiro para 2,9% em março.

De acordo com o serviço estatístico europeu, entre os 20 países que têm como moeda o euro, é esperado que a componente dos serviços apresente a maior taxa de inflação anual (4,0%, estável face a fevereiro), seguida pela da alimentação, álcool e tabaco (2,7%, que se compara com 3,9% de fevereiro), a dos bens industriais não energéticos (1,1%, face aos 1,6% de fevereiro) e da energia (-1,8%, contra os -3,7% de fevereiro).

As menores taxas de inflação — medidas pelo Índice Harmonizado dos Preços no Consumidor (IHPC) – são estimadas na Lituânia (0,3%), Finlândia (0,7%) e Letónia (1,0%), enquanto a Croácia (4,9%), a Áustria (4,2%) e a Estónia (4,1%) terão registado as mais altas.

Em Portugal, a inflação anual medida pelo IHPC foi de 2,6%, acima da de 2,3% do mês anterior e menor que a de 3,2% homóloga.

Últimas de Economia

A taxa do imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP) no litro de gasolina e do gasóleo vai subir em cerca de três cêntimos a partir de 01 de janeiro, compensando a descida da taxa de carbono em 2025.
As portagens nas autoestradas concessionadas à Brisa aumentam 2,21% a partir de janeiro, uma atualização que incide sobre 52 das 93 taxas aplicadas na classe 1, acrescentando a empresa que prevê investir 64 milhões de euros na rede.
As operadoras de transportes públicos vão receber indemnizações compensatórias pelos passes Social+ e Sub23@superior, que atingem os 6,4 milhões de euros, segundo uma resolução publicada hoje em Diário da República.
As portagens na A1, entre Lisboa e Porto, aumentam 70 cêntimos, para 24,60 euros, a partir de 01 de janeiro, enquanto as da A2, entre Lisboa e Algarve, avançam 60 cêntimos, para 23,30 euros, anunciou hoje a concessionária.
O negócio do retalho para animais de estimação está em expansão em Portugal, com algumas das principais marcas a preverem um crescimento anual entre 6% e 7% e um aumento da procura por produtos de mais qualidade, adiantaram à Lusa.
A Oitante, que ficou com ativos do Banif na resolução deste, pagou 55,4 milhões de euros ao Fundo de Resolução, seu acionista, segundo informou hoje esta entidade em comunicado.
O rácio do crédito malparado manteve-se inalterado no terceiro trimestre do ano, enquanto a rendibilidade aumentou 0,21 pontos percentuais (pp), de acordo com o relatório sobre o Sistema Bancário Português publicado hoje pelo Banco de Portugal (BdP).
O ano de 2025 deverá ser marcado por uma descida da taxa de inflação, mas as famílias vão deparar-se com a subida generalizada dos preços de alguns serviços e bens, como as portagens, rendas, telecomunicações e o pão.
A greve das empresas de 'handling' Menzies, antiga Groundforce, e Portway levou já ao atraso de 17 voos em Lisboa, estando 21 camiões com carga para os PALOP e Brasil sem previsão de serem despachados, disse fonte sindical.
A Mercadona vai aumentar os salários em 8,5%, em Portugal e Espanha, numa atualização que entrará em vigor a partir de janeiro de 2025, adiantou o grupo, em comunicado.