Custos de construção de habitação nova sobem 3,7% em junho

Os custos de construção de habitação nova em Portugal aumentaram 3,7% em junho face ao mesmo mês de 2023, taxa 0,4 pontos percentuais superior à registada em maio, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

© D.R.

Segundo o INE, o preço dos materiais apresentou um aumento homólogo de 0,1% (0,4 pontos percentuais acima do mês anterior), enquanto o custo da mão-de-obra subiu 8,4%, mais 0,2 pontos percentuais do que em maio.

O custo da mão-de-obra contribuiu com 3,6 pontos percentuais (3,5 pontos percentuais no mês anterior) para a formação da taxa de variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) e os materiais com 0,1 pontos percentuais (-0,2 pontos percentuais em maio).

De acordo com o instituto estatístico, entre os materiais que mais influenciaram negativamente a variação agregada do preço estão os “materiais de revestimentos, isolamentos e impermeabilização”, com uma descida de cerca de 15%, e a “chapa de aço macio e galvanizada” e os “vidros e espelhos”, com reduções de cerca de 10%.

Em sentido oposto destacaram-se os “consumos de produtos energéticos”, o “fio de cobre nu e revestido” e os “betumes”, com crescimentos homólogos de cerca de 10%.

Quanto à taxa de variação mensal (ou variação em cadeia) do ICCHN, foi de 0,4% em junho, mais 0,3 pontos percentuais do que em maio, tendo o custo dos materiais descido 0,2% e o da mão-de-obra subido 1,2%.

As componentes materiais e mão-de-obra contribuíram com -0,1 e 0,5 pontos percentuais, respetivamente, para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN (-0,1 e 0,2 pontos percentuais em maio).

Últimas de Economia

A segunda reunião de hoje entre o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à margem do funeral do Papa, em Roma, que Kiev disse estar em preparação, não aconteceu, disse a presidência ucraniana.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou hoje que as tarifas impostas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, podem ter maior impacto indireto para a América Latina.
A taxa Euribor subiu hoje a três, a seis e a 12 meses em relação a quinta-feira, após ter atingido na quarta-feira novos mínimos desde dezembro, outubro e setembro de 2022, respetivamente.
O Banco Central da Rússia (BCR) decidiu hoje manter as taxas de juro nos 21%, no esforço para reduzir a inflação, apesar das fortes críticas à sua presidente, Elvira Nabiulina, e de o número de falências ter aumentado.
A Índia ordenou hoje a todos os cidadãos paquistaneses, exceto os diplomatas, que abandonem o país até 29 de abril, em retaliação pelo ataque na Caxemira indiana, que matou 26 civis e pelo qual Nova Deli atribui responsabilidades a Islamabad.
O preço mediano dos alojamentos familiares transacionados em Portugal aumentou 10,3% em 2024 face ao ano anterior, situando-se nos 1.777 euros por metro quadrado (m2), divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O montante investido em certificados de aforro voltou a subir em março, em termos homólogos, para 36.481 milhões de euros, representando um crescimento de 7,3%, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).
O Fundo Monetário Internacional (FMI) reviu em baixa as suas previsões para o crescimento da economia mundial, para 2,8% este ano, face aos 3,3% que apontou em janeiro, segundo o World Economic Outlook (WEO), hoje publicado.
Os estragos do mau tempo de há um mês provocaram prejuízos de 5,6 milhões de euros na agricultura em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), segundo o levantamento da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).
A CIP - Confederação Empresarial de Portugal vai reunir-se, a partir de terça-feira, com alguns líderes dos partidos com grupos parlamentares, para conhecer os programas económicos, pouco tempo antes das eleições, e apresentar várias medidas, segundo um comunicado.