Pai de suspeito de tiroteio em escola dos EUA acusado de homicídio em segundo grau

O pai do adolescente acusado de abrir fogo numa escola secundária no estado norte-americano da Geórgia (sudeste), e de matar quatro pessoas, foi acusado de permitir que o filho possuísse uma arma, disseram as autoridades.

© D.R.

Colin Gray, 54 anos, pai do suspeito, Colt Gray, foi acusado de quatro crimes de homicídio involuntário, dois crimes de homicídio em segundo grau e oito crimes de crueldade contra crianças, informou na quinta-feira o Gabinete de Investigação da Geórgia (GBI, na sigla em inglês) numa publicação nas redes sociais.

“Estas acusações resultam do facto de o senhor Gray ter permitido conscientemente que o filho, Colt, possuísse uma arma”, declarou o diretor do GBI, Chris Hosey, em conferência de imprensa.

“As suas acusações estão diretamente relacionadas com as ações do filho e com o facto de ter permitido que ele possuísse uma arma”, acrescentou

O suspeito do tiroteio ocorrido na quarta-feira na Winder’s Apalachee High School tem 14 anos, está sob custódia das autoridades e vai ser acusado de homicídio e julgado como adulto, divulgaram as autoridades locais.

O adolescente matou quatro pessoas, duas estudantes e dois professores da escola secundária, causando ainda nove feridos, referiu o diretor do GBI.

A polícia recebeu uma chamada de alerta às 10:20 (15:20 em Lisboa). O atacante, aluno daquele centro educativo, foi encontrado pelos agentes minutos depois de chegarem ao local e rendeu-se assim que foi cercado.

Ainda não se sabe se tinha relação com as vítimas, vínculo que a investigação está a analisar e não foram adiantados pormenores sobre a arma utilizada ou quantos tiros disparou.

O jovem já foi interrogado e colabora com as autoridades, acrescentaram.

As forças policiais referiram que ainda é muito cedo para ter todas as informações sobre o que aconteceu.

Nas imagens divulgadas pelos meios de comunicação norte-americanos, era visível o centro escolar evacuado, com milhares de alunos no exterior.

Várias ambulâncias e polícias deslocaram-se para o local, bem como um helicóptero médico, que retirou várias pessoas.

Winder, uma comunidade a cerca de uma hora de Atlanta, tem uma população de 18.338 pessoas, de acordo com os censos.

O Gun Violence Archive, uma plataforma que documenta atos de violência com armas de fogo nos Estados Unidos, indicou hoje que até ao momento este ano ocorreram 384 tiroteios em massa no país, termo que inclui um mínimo de quatro pessoas feridas ou mortas, sem contar com o agressor.

“Não podemos continuar a aceitá-lo como algo normal”, frisou o Presidente dos EUA, Joe Biden, num comunicado divulgado pela Casa Branca e no qual defendeu a colaboração dos republicanos no Congresso para aumentar os controlos e os vetos ao fogo de armas.

Já a vice-presidente dos Estados Unidos e candidata democrata à Casa Branca, Kamala Harris, apelou para uma ação decisiva contra a violência ligada ao porte individual de armas de fogo.

O ex-presidente e candidato republicano, Donald Trump classificou o autor do tiroteio de “monstro doente e perturbado”, através da sua rede social, a Truth Social.

Últimas do Mundo

O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
Estudo analisou quatro mil condenações em 24 anos e aponta maior risco nos primeiros anos de residência. Governo endurece regras de imigração e cidadania.
Três pessoas morreram e outra ficou ferida hoje depois de terem sido atingidas por disparos de armas de fogo numa cidade do estado de Nova Gales do Sul, Austrália, disseram as autoridades policiais.