Trump anuncia viagem a Paris para a reabertura da catedral de Notre-Dame

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que vai assistir, no sábado, à reabertura da catedral de Notre-Dame, em Paris, onde são esperados cerca de 50 chefes de Estado e de Governo.

© Facebook de Donald J. Trump

“Tenho a honra de anunciar que vou viajar para Paris, França, no sábado, para assistir à reabertura da magnífica e histórica catedral de Notre-Dame, que foi totalmente restaurada”, escreveu, na segunda-feira, o republicano na sua rede social Truth Social.

Esta será a primeira viagem de Trump ao estrangeiro desde a vitória nas eleições presidenciais de 05 de novembro.

A catedral de Notre-Dame de Paris, obra-prima da arte gótica do século XII, foi parcialmente devastada por um incêndio em 15 de abril de 2019.

O incêndio, cujas causas ainda não foram determinadas, desencadeou um fluxo de donativos para reconstruir o edifício, situado no coração de Paris e um dos monumentos mais visitados da Europa.

“O Presidente [francês] Emmanuel Macron fez um trabalho notável para garantir que Notre-Dame seja restaurada em toda a sua glória e muito mais”, elogiou Trump.

Vários líderes estrangeiros foram convidados para a reabertura, mas a lista oficial dos presentes ainda não foi divulgada.

Últimas do Mundo

O Parlamento espanhol aprovou esta quinta-feira, por maioria absoluta de deputados, uma resolução em que pede ao primeiro-ministro, o socialista Pedro Sánchez, para se demitir ou, pelo menos, submeter-se a uma moção de confiança.
Anúncios com preços de dezenas de milhares de euros e descrições consideradas invulgares na plataforma para comprar e vender roupa pré-adquirida desencadearam uma onda de suspeitas de tráfico de menores nas redes sociais. O caso chegou às autoridades francesas, que decidiram abrir uma investigação.
Pelo menos 164 pessoas morreram e 971 ficaram feridas depois de dois fortes sismos terem atingido a Venezuela, declarou hoje a presidente interina venezuelana, Delcy Rodríguez.
Espanha registou pelo menos 212 mortes "atribuíveis à temperatura" entre domingo e quarta-feira, coincidindo com a onda de calor que atingiu o país, de acordo com estimativas do Instituto de Saúde Pública espanhol Carlos III hoje conhecidas.
As autoridades francesas emitiram esta quinta-feira avisos de tempestades severas e ampliaram o alerta vermelho de calor para 72 dos 100 departamentos, um dia depois de França ter chegado aos 30ºC, a temperatura média mais alta da sua história.
Um sismo de magnitude 7,1, com epicentro junto à capital Caracas, atingiu hoje a Venezuela, adiantou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Três quartos do território francês vão estar em alerta máximo devido à onda de calor na quinta-feira a partir das 12h00 (11h00 em Lisboa), anunciou hoje o serviço meteorológico francês.
Investigadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriram três subtipos diferentes da pneumonia grave, o que pode ajudar a desenvolver tratamentos personalizados para os doentes, segundo um estudo divulgado na terça-feira.
Pelo menos 94 milhões de pessoas na Europa deverão sentir hoje temperaturas acima dos 35° Celsius, segundo os dados levantados pela agência de notícias AFP, com a maioria dos afetados em França e Espanha.
Quase 70 mil pessoas estão hoje sem eletricidade no departamento francês de Finistère (oeste) devido a uma avaria num transformador, provocada pelas altas temperaturas, num dia em que são esperados novos recordes de temperatura.