Hospital de Viseu cria projeto de culinária para terapia em perturbações alimentares

A Unidade Local de Saúde (ULS) Viseu Dão-Lafões construiu uma cozinha para desenvolver o projeto Coolinária, que utiliza a culinária como intervenção terapêutica nos adolescentes com perturbações de comportamento alimentar, anunciou hoje aquela instituição de saúde.

© D.R.

O projeto Coolinária nasceu com as equipas de perturbações do comportamento alimentar e do internamento do serviço de Pediatria da ULS Viseu Dão Lafões, com o objetivo de utilizar a culinária como intervenção terapêutica nos adolescentes com perturbações de comportamento alimentar.

Na nota de imprensa, a administração da ULS Viseu Dão-Lafões anunciou que, para desenvolver o projeto, “construiu de raiz uma cozinha especialmente preparada, num investimento de cerca de 6.000 euros”.

“Cada sessão decorre durante o internamento, como parte do plano de tratamento, com o objetivo de melhorar os hábitos alimentares, fomentar a autonomia e normalizar a relação dos jovens com a comida”, revelou a ULS.

Os participantes são acompanhados por uma equipa multidisciplinar e o projeto inclui a escolha da receita/ementa, cozinhar, comer e refletir sobre a experiência.

“A limpeza e a arrumação do espaço ficam também a cargo do adolescente, com o apoio da equipa que o acompanha no dia em que cozinha. No final, são convidados a refletir sobre a experiência e sobre as dificuldades sentidas durante o processo”.

O projeto Coolinária prevê ainda a preparação dos jovens para o regresso ao ambiente familiar, incluindo, sempre que possível, refeições supervisionadas em conjunto com os familiares, para “contribuir para a promoção da saúde física e mental, mostrando que a cozinha pode ser um espaço de crescimento, autonomia e bem-estar”.

Nas perturbações de comportamento alimentar “é comum verificar-se a fobia dos alimentos e/ou das refeições, bem como a privação de eventos sociais que envolvam a ingestão alimentar”.

“Também são frequentes comportamentos obsessivos na cozinha, como a quantificação de calorias e a rigidez na preparação das refeições”, indicou a ULS Viseu Dão-Lafões.

O projeto Coolinária aponta a normalização do comportamento alimentar como “um dos principais objetivos do tratamento e a possibilidade de cozinhar durante o internamento apresenta um potencial terapêutico significativo”.

“As intervenções na área da culinária podem melhorar a relação dos jovens com a comida, além de aumentar a sua capacidade de preparar e consumir refeições completas e saudáveis”, defendeu a equipa que arrancou com o projeto.

Últimas do País

O ex-motorista do antigo ministro Eduardo Cabrita foi condenado a 14 meses de prisão com pena suspensa pelo atropelamento mortal de um trabalhador na A6. O acidente ocorreu enquanto o arguido seguia numa faixa da autoestrada. A sentença foi proferida após seis semanas de julgamento.
A GNR deteve 13 homens e três mulheres nos concelhos de Aljustrel e Alcácer do Sal por suspeita de crimes de tráfico de droga no âmbito de uma investigação que durava há cerca de dois anos.
A nova unidade hospitalar vai dar apoio ao Hospital Amadora-Sintra, um dos maiores na região de Lisboa e Vale do Tejo, passando a atender os casos não urgentes no serviço de urgência.
Um incêndio agrícola que deflagrou hoje no concelho de Alter do Chão, distrito de Portalegre, está a ser combatido por 105 operacionais apoiados por 24 veículos e sete meios aéreos, disse fonte da Proteção Civil.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) contrariou hoje a Lactogal relativamente à classificação dos resíduos em causa nas descargas no rio Onda e defendeu a necessidade de uma fiscalização rigorosa e de procedimentos legais exigentes.
A PJ deteve hoje cinco funcionários públicos dos portos de Setúbal e Sines, no âmbito de uma operação de combate ao tráfico de droga que já tinha levado à detenção de dois funcionários da Autoridade Tributária (AT) em fevereiro.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou hoje que apreendeu 18 veículos de animação turística, conhecidos por tuk-tuk, em Lisboa e Sintra, que eram conduzidos com recurso a falsificação de documentos e matrículas falsas.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve dois homens suspeitos de matar uma pessoa em Mangualde, na sexta-feira, afirmou hoje aquela força de investigação criminal.
A CP - Comboios de Portugal disse hoje que a carreira 201 da Carris foi reforçada, devido à suspensão da circulação ferroviária na Linha de Cascais, entre Algés e Cais do Sodré.
A área ardida este ano quase que triplicou em relação ao mesmo período de 2024 e o número de incêndios rurais aumentou 68%, segundo as estatísticas do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR).