UE processa Portugal por falhas no uso de substâncias perigosas

A Comissão Europeia abriu hoje um processo de infração a Portugal por falhas na aplicação das regras comuns para uso e armazenamento de substâncias perigosas.

© D.R.

Segundo um comunicado do executivo comunitário, foi enviada uma carta de notificação a Lisboa pela falta de harmonização plena da legislação nacional com a diretiva Seveso III, relativa ao controlo dos perigos associados a acidentes graves que envolvem substâncias perigosas.

A diretiva aplica-se a mais de 12 mil instalações industriais na UE onde são utilizadas ou armazenadas substâncias perigosas em grandes quantidades.

Segundo a Comissão, Portugal não transpôs corretamente as disposições relativas ao âmbito de aplicação da diretiva, à informação do público e aos planos de emergência.

Lisboa tem um prazo de dois meses para responder às questões de Bruxelas.

Últimas do Mundo

A Rússia lançou uma contra-ofensiva com a participação de tropas norte-coreanas na região de Kursk, parcialmente ocupada pelas forças ucranianas, afirmou hoje o comandante do Exército ucraniano, Oleksandr Syrsky.
O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, afirmou hoje que a Rússia está a fazer "progressos graduais" na Ucrânia, admitindo que a situação no campo de batalha "é difícil".
A Comissão Europeia exigiu hoje que Portugal retire as “regras discriminatórias” que permitem aos residentes no país, e não a outros visitantes, a entrada gratuita em museus, monumentos e palácios 52 dias por ano, iniciando procedimento de infração.
A Comissão Europeia abriu hoje um processo de infração a Portugal por falhas na aplicação das regras comuns para uso e armazenamento de substâncias perigosas.
O Governo britânico autorizou hoje a venda da International Distribution Services (IDS), proprietária da antiga empresa estatal britânica de correios Royal Mail, ao multimilionário checo Daniel Kretinsky por 3.600 milhões de libras (4.330 milhões de euros).
A Turquia acusou hoje Israel de procurar "expandir as suas fronteiras" com planos para aumentar a população residente dos Montes Golã anexados.
A Comissão Europeia decidiu hoje abrir um procedimento de infração a Portugal por o país "não cumprir" as regras da União Europeia em matéria de contratos públicos no que respeita à subcontratação, dando dois meses para fazer alterações.
A embarcação transportava 79 pessoas de origem subsaariana - incluindo cinco mulheres e um menor - e chegou à ilha de El Hierro, no arquipélago das Canárias, tendo sido resgatado pela tripulação do navio Salvamar Adhara e do LS Mike 02, da Cruz Vermelha.
A Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (ALBA) declarou a Palestina um “país irmão” e “convidado permanente” do bloco, ideologicamente próximo do regime da Venezuela.
O novo primeiro-ministro francês, François Bayrou, nomeado na sexta-feira pelo Presidente Emmanuel Macron, iniciou hoje uma ronda de consultas institucionais, tendo como preocupação a situação orçamental do país devido à dívida pública.