SNS 24 vai ter triagem digital para sintomas respiratórios agudos

A linha SNS 24 vai lançar uma triagem digital para utentes com mais de 18 anos e com sintomas respiratórios agudos, anunciaram hoje os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

© D.R.

De acordo com nota de imprensa do SPMS, esta solução para sintomas respiratórios agudos foi criada “para melhorar a capacidade de resposta em períodos de elevada procura, mantendo os elevados padrões de segurança clínica e processual que caracterizam o SNS 24”, serviço de atendimento e encaminhamento dos utentes criado para evitar deslocações inadequadas ao centro de saúde ou ao hospital.

Quando um utente com mais de 18 anos liga para o SNS 24 e seleciona a opção de sintomas respiratórios será convidado a um atendimento mais rápido através da triagem digital, explicou o SPMS.

Após identificar-se com o seu número de utente, recebe uma mensagem pelo telemóvel e um link e código de acesso ao portal de triagem digital.

Dentro desse portal e após uma “avaliação inicial rápida e segura”, o utente poderá receber um de três possíveis encaminhamentos: contacto do INEM (em casos urgentes), encaminhamento para confirmação por um profissional de saúde do SNS 24 (casos menos graves) ou aconselhamento a ficar em casa com cuidados específicos.

“Nos casos que necessitam de validação por um profissional de saúde, será disponibilizado ao utente um número prioritário para contacto”, afirmou o SPMS, sublinhando que todas as respostas dadas no portal de triagem digital serão partilhadas automaticamente com o profissional de saúde que depois irá contactar o utente.

Segundo a nota de imprensa, esta triagem digital “é um complemento à resposta já existente, garantindo maior rapidez e eficiência, especialmente nos períodos de maior procura”.

Últimas do País

A Sevenair já perdeu alguns funcionários enquanto está parada a ligação aérea regional Bragança-Portimão e está à procura de outros serviços para garantir a sua sustentabilidade, disse hoje à Lusa o diretor de voos da empresa.
Os votantes nas últimas legislativas no CHEGA, PSD e PS apresentam valores acima da média de oposição aos imigrantes registada no barómetro da imigração, apresentado em dezembro, segundo os autores.
Os autores do Barómetro da Imigração, apresentado recentemente, consideram que os media em Portugal estão a acentuar a má imagem dos imigrantes, com a repetição de estereótipos que mostram um país vítima de uma invasão.
Advogados, magistrados e funcionários judiciais apelam à ministra da Justiça para que “reveja urgentemente” o regime de distribuição dos processos judiciais aprovado em 2023, que consideram ter provocado perturbação na atividade dos tribunais.
Cerca de 15 por cento dos seis mil atendimentos diários dos serviços da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) não se realizam por falta dos requerentes, limitando a resposta do sistema, disse hoje o presidente da instituição.
A Igreja Católica saudou hoje a reprovação de todas as iniciativas parlamentares que propunham alterações à lei da Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG) e elogiou o ativismo dos católicos neste tema.
A Associação de Dinamização da Baixa Pombalina (ADBP) defendeu hoje um reforço de segurança nas Ruas São José, Santa Marta e Portas de Santo Antão, em Lisboa, bem como a instalação de um sistema de videovigilância na zona.
O internamento em enfermaria está condicionado em dois hospitais da Madeira devido ao número de utentes em situação de alta problemática e à crescente procura nos serviços de urgência, indicou o Serviço de Saúde da Região (Sesaram).
O depoimento do antigo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho no julgamento do processo principal do colapso do Banco Espírito Santo (BES) e do Grupo Espírito Santo (GES) foi hoje adiado devido a greve dos oficiais de justiça.
Os sindicatos dos bombeiros sapadores tiveram mais uma reunião com o Governo na segunda-feira e esperam receber ainda esta semana uma nova proposta do executivo, avançaram hoje à Lusa as estruturas sindicais.