Cerca de seis mil pessoas já deixaram Santorini devido aos sismos

Cerca de 6 mil pessoas abandonaram Santorini nas últimas 48 horas devido aos inúmeros sismos que continuam a abalar a ilha grega, assim como a sua vizinha Amorgos, disseram hoje as autoridades da Grécia.

© D.R.

Cerca de 4.640 passageiros embarcaram em quatro ferries que deixaram a ilha vulcânica desde domingo, segundo um levantamento da guarda costeira grega divulgado hoje pela agência de notícias France Presse (AFP).

A companhia aérea grega Aegean Airlines informou, num comunicado, que transportou 1.294 passageiros de Santorini para Atenas na segunda-feira, operando um total de nove voos, cinco dos quais foram suplementares.

Dois ‘ferries’ devem sair de Santorini durante o dia de hoje com destino ao Pireu, o grande porto localizado perto de Atenas.

A Aegean Airlines está a planear para hoje oito voos com “uma capacidade total de mais de 1.400 lugares”, referindo ainda que ainda há assentos disponíveis.

Em Santorini, os jornalistas da AFP viram filas a formarem-se pacificamente à porta das agências de viagens na segunda-feira, mas em nenhum caso a população entrou em pânico.

A atividade turística é reduzida nesta altura do ano em Santorini, que recebe mais de três milhões de visitantes por ano.

Um sismo de magnitude 4,9 na escala de Richter foi registado hoje no Mar Egeu, a cerca de 31 quilómetros de Santorini, por volta das 04:45, no horário local (02:45 em Lisboa), de acordo com o Instituto de Geodinâmica do Observatório de Atenas.

Pouco depois das 08:00, no horário local (06:00 em Lisboa), um tremor de magnitude 4,7 atingiu também a mesma zona, situada a cerca de 19 quilómetros a sudoeste de Amorgos, outra ilha turística do arquipélago das Cíclades com menos de 2.000 habitantes permanentes. Outros sismos menores foram registados na região.

Os cientistas gregos alertaram que a atividade sísmica, que se intensificou desde sábado, poderia durar semanas.

“O cenário de sismos de magnitude 6 na escala de Richter ou mais forte do que isso continua a ser improvável”, insistiu o presidente da Organização para o Planeamento e Proteção contra Sismos (OASP), Efthymios Lekkas, no canal de televisão privado Mega.

“O povo de Santorini deve sentir-se seguro. Não deve haver pânico”, sublinhou Lekkas, enquanto o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, pediu aos 15.500 residentes permanentes que se mantivessem calmos.

Todas as escolas de Santorini, Amorgos e ilhas vizinhas vão permanecer encerradas até sexta-feira, mas as autoridades insistem que as medidas tomadas até agora são preventivas.

Últimas do Mundo

A liberdade na Internet em Angola e no Brasil continuou sob pressão devido a restrições legais, à repressão à liberdade de expressão e a campanhas para manipular narrativas políticas, segundo um estudo publicado hoje.
Os Estados Unidos adiaram hoje, pela segunda vez, o lançamento de dois satélites que vão estudar a interação entre o vento solar e o campo magnético de Marte, proporcionando informação crucial para futuras viagens tripuladas ao planeta.
Após os ataques em Magdeburgo e Berlim, os icónicos mercados de Natal alemães estão sob alerta máximo. O governo impôs medidas antiterrorismo rigorosas e custos milionários, deixando cidades e organizadores em colapso financeiro.
Um relatório do Ministério do Interior alemão revela que suspeitos sírios estão associados a mais de 135 mil crimes em menos de uma década. A AfD aponta o dedo ao governo de Olaf Scholz e exige deportações imediatas.
O aumento da temperatura global vai ultrapassar o objetivo de 1,5 graus centígrados no máximo numa década em todos os cenários contemplados pela Agência Internacional de Energia (AIE), relatório anual de perspetivas energéticas globais, hoje publicado.
A Ryanair deve abster-se de impedir o embarque de passageiros, com reserva confirmada, que não sejam portadores do cartão digital, bem como de impor taxas pela utilização do cartão físico, determinou a ANAC - Autoridade Nacional de Aviação Civil.
O Governo ucraniano afastou hoje o ministro da Justiça, depois de este ter sido implicado num alegado esquema de cobrança de comissões na empresa nacional de energia atómica, revelado na segunda-feira pela agência anticorrupção do país.
Pelo menos 27 pessoas morreram e 3,6 milhões foram afetadas pela passagem do supertufão Fung-wong nas Filipinas no domingo, informaram hoje as autoridades locais.
As autoridades espanholas intercetaram 18 migrantes em Pilar de la Mola, que tinham alcançado Formentera, ilhas Baleares, na terça-feira à noite a bordo de uma embarcação precária.
A produção mundial de vinho recuperou ligeiramente em 2025 face ao ano passado, mas segue em baixa, principalmente devido ao impacto das condições climáticas adversas, segundo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).