Autor do tiroteio que matou 10 pessoas na Suécia ter-se-á suicidado

O autor do tiroteio que fez 10 mortos na terça-feira num centro de educação de adultos em Örebro, no centro da Suécia, ter-se-á provavelmente suicidado, anunciou hoje a polícia.

© D.R.

“Muitas provas apontam” para suicídio, disse o comandante do distrito policial de Örebro, Roberto Eid Forest, acrescentando que o “suspeito foi encontrado morto” pela polícia durante uma busca no local.

O presumível assassino tinha, segundo a estação local TV4, 35 anos, sendo que a polícia acredita que terá agido sozinho e que não tem ligações a grupos criminosos, tendo também excluído inicialmente ligações a organizações terroristas.

A casa do suspeito, em Örebro – a cerca de 200 quilómetros a oeste de Estocolmo -, foi revistada pela polícia na terça-feira e foi determinado que o atirador tinha licença de porte de arma e não estava registado na polícia.

A escola onde decorreu o tiroteio, designada Campus Risbergska, destina-se a alunos com mais de 20 anos de idade e leciona cursos de ensino primário e secundário, bem como aulas de sueco para imigrantes, formação profissional e programas para pessoas com deficiências intelectuais, segundo a sua plataforma ‘online’.

A violência armada nas escolas é muito rara na Suécia. Mas, nos últimos anos, registaram-se vários incidentes com registo de feridos ou mortos com outras armas, como facas ou machados.

O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, lamentou “o pior tiroteio em massa” da história do país, afirmando que se tratou de “violência brutal e mortal contra pessoas completamente inocentes.

“Há de chegar o momento em que saberemos o que aconteceu, como pôde acontecer e que motivos poderão estar por detrás disso. Não especulemos”, afirmou Kristersson.

O número total de vítimas e de feridos, bem como o motivo do atirador ainda estão a ser investigados.

Últimas do Mundo

O primeiro-ministro da Ucrânia, Denis Shmigal, apresentou hoje a demissão ao parlamento, um dia depois de o Presidente ucraniano ter confirmado Yulia Svyrydenko como candidata ao cargo.
O naufrágio terá ocorrido na segunda-feira por volta das 11h00 locais enquanto a embarcação se encontrava perto das ilhas Mentawai. Sete passageiros, dos 18 que estavam no barco, já foram encontrados.
A operacionalização do primeiro centro está prevista para 2026. A Meta vai investir "centenas de milhares de dólares" em computação.
A Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (Frontex) anunciou hoje que está em contacto com as autoridades portuguesas e que vai investigar o naufrágio que envolveu um barco de patrulha costeira da Polícia Marítima portuguesa.
O Presidente da China, Xi Jinping, pediu hoje, em Pequim, “apoio mútuo” ao ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, que apelidou de “velho amigo do povo chinês”, segundo a agência russa Sputnik.
O mundo avança a um ritmo insuficiente para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030, concluiu um relatório da ONU hoje divulgado, mostrando que apenas 35% das metas registaram progressos moderados.
A ONU considera "altamente improvável" erradicar a pobreza extrema até 2030 devido à lenta recuperação dos impactos da pandemia da covid-19, à instabilidade económica, aos choques climáticos e ao crescimento lento na África Subsaariana, segundo um relatório hoje divulgado.
A OpenAI está a adiar o lançamento do seu próximo modelo de Inteligência Artificial (IA) de código aberto devido à necessidade de testes de segurança adicionais e de "revisão de áreas de alto risco".
Torre Pacheco, em Múrcia, viveu três noites de tensão após a agressão violenta a um idoso de 68 anos por dois jovens imigrantes. O vídeo do ataque tornou-se viral e gerou uma onda de protestos e distúrbios na cidade. O reforço policial evitou novos confrontos no fim de semana.
Mais de dois mil sismos atingiram um grupo de pequenas ilhas no sudoeste do Japão em pouco mais de três semanas, indicou, esta segunda-feira, a Agência Meteorológica do Japão.