Novo plano contra trabalho infantil em Cabo Verde atualiza lista de riscos

A presidente do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) disse hoje à Lusa que o novo plano nacional de combate ao trabalho infantil atualiza a lista de riscos para a saúde e segurança.

© D.R.

“Sentiu-se a necessidade, também por recomendação ao Estado de Cabo Verde”, de atualizarmos a lista de trabalho infantil perigoso, integrando novas dimensões associadas às dinâmicas sociais atuais e situações emergentes”, disse à Lusa Zaida Freitas.

O segundo Plano Nacional de Ação de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, com vigência até 2028, abrange atividades que representam riscos para a saúde e segurança das crianças, como esforço físico excessivo, exposição a substâncias tóxicas e impactos psicológicos como o assédio e o stress.

O objetivo é proteger as crianças de situações que possam comprometer o seu desenvolvimento.

O plano envolve vários setores, como proteção social, saúde, educação, trabalho e sociedade civil.

“É fundamental unirmos esforços para combater este flagelo. Cabo Verde não apresenta números alarmantes face a outros países, mas temos fragilidades que exigem atenção”, apontou.

A nova estratégia inclui também a criação de um comité de acompanhamento mais reduzido e funcional, ao contrário do anterior, que era alargado e pouco eficaz.

O plano também inclui a identificação de riscos psicossociais — como assédio e stress — e alerta para práticas pouco visíveis, como crianças criando conteúdos digitais ou realizando tarefas a partir de casa.

“Temos de estar atentos, porque estas situações podem ocorrer e, se não forem enquadradas na lista de trabalhos perigosos, tornam-se invisíveis”, advertiu a responsável do ICCA.

O plano pretende ainda melhorar os indicadores sobre o trabalho infantil em contexto doméstico, considerados preocupantes.

Segundo dados divulgados em fevereiro de 2024 pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o ICCA, o trabalho infantil afeta 4.900 crianças em Cabo Verde, o que corresponde a 4,2% da população entre os 5 e os 17 anos.

A maioria está envolvida em tarefas familiares para consumo próprio ou em condições perigosas, como esforço físico intenso e jornadas prolongadas.

O ICCA quer também reforçar as ações de sensibilização, sobretudo nas zonas rurais, onde muitos rapazes são expostos a atividades como a extração de inertes e a venda ambulante.

Últimas do Mundo

O mundo avança a um ritmo insuficiente para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030, concluiu um relatório da ONU hoje divulgado, mostrando que apenas 35% das metas registaram progressos moderados.
A ONU considera "altamente improvável" erradicar a pobreza extrema até 2030 devido à lenta recuperação dos impactos da pandemia da covid-19, à instabilidade económica, aos choques climáticos e ao crescimento lento na África Subsaariana, segundo um relatório hoje divulgado.
A OpenAI está a adiar o lançamento do seu próximo modelo de Inteligência Artificial (IA) de código aberto devido à necessidade de testes de segurança adicionais e de "revisão de áreas de alto risco".
Torre Pacheco, em Múrcia, viveu três noites de tensão após a agressão violenta a um idoso de 68 anos por dois jovens imigrantes. O vídeo do ataque tornou-se viral e gerou uma onda de protestos e distúrbios na cidade. O reforço policial evitou novos confrontos no fim de semana.
Mais de dois mil sismos atingiram um grupo de pequenas ilhas no sudoeste do Japão em pouco mais de três semanas, indicou, esta segunda-feira, a Agência Meteorológica do Japão.
A compra do sistema 'Iron Dome' faz parte da estratégia da Roménia para reforçar a segurança nacional e o contrato, avaliado em 1,6 mil milhões de euros, deverá estar concluído este outono.
A Rússia manifestou hoje o seu apoio a uma terceira ronda de negociações com a Ucrânia, embora tenha acusado Kyiv de "não ter pressa", após os últimos contactos entre as partes no início de junho, em Istambul.
O exército israelita matou dois jornalistas na Faixa de Gaza, incluindo os três filhos e a mulher de um deles, informaram hoje fontes locais, elevando para mais de 230 os trabalhadores dos 'media' assassinados desde outubro de 2023.
O Presidente norte-americano anunciou que os EUA vão enviar sistemas de defesa antiaérea Patriot para a Ucrânia, num momento em que as relações entre Donald Trump e o homólogo russo mostram sinais de deterioração.
O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou hoje a pretensão de reforçar até 2027 o orçamento da Defesa com 6,5 mil milhões de euros, para totalizar 64 mil milhões de euros.