Partilha de localização no Instagram é risco para privacidade e segurança

A nova funcionalidade do Instagram que permite descobrir conteúdos a partir da localização mais recente de amigos já está disponível em Portugal, embora represente um risco para a privacidade e segurança, alertam os responsáveis do projeto "Agarrados à Net".

© D.R.

A nova função anunciada pela Meta é o “Instagram Map” que permite descobrir novos conteúdos a partir da localização mais recente de amigos e criadores de conteúdo favoritos.

A atualização já está disponível em Portugal, mas a partilha de localização está desativada por predefinição, o que significa que o mapa só irá mostrar a localização dos utilizadores que a tenham ativado.

Quando a atualização foi anunciada, em agosto, gerou várias dúvidas sobre a privacidade dos utilizadores.

À época, a rede social explicou que a ativação desta função requer uma dupla verificação de consentimento, o que significa que, depois de os utilizadores optarem por partilhar a sua localização, a aplicação confirma se os próprios estão de acordo com os termos definidos.

Agora, à agência Lusa, o co-fundador do projeto “Agarrados à Net”, Tito de Morais explica que a nova funcionalidade traz alguns benefícios, uma vez que “pode aumentar o engajamento com as pessoas ou ajudar a encontrar negócios”, tendo em conta a localização mais próxima.

Já a co-fundadora Cristiane Miranda alerta para o risco da partilha de localização em tempo real.

“Qualquer pessoa que está a partilhar a sua localização em tempo real está a pôr-se em risco”, afirma a responsável.

Além disso, “os jovens já têm muito a mania de partilhar as suas localizações até através do WhatsApp e outras redes sociais, por isso pode existir o risco de haver uma pressão social dos amigos”.

A co-fundadora salienta também o perigo da superexposição, a necessidade constante de partilhar o que se está a fazer, sem, por vezes, se diferenciar amigos de conhecidos.

Apesar da função de localização estar desativada por predefinição, Cristiane Miranda explica que “muitas vezes os jovens experimentam muito e podem experimentar sem ter a noção do risco”.

Por sua vez, Tito de Morais remata que a pressão social se pode tornar em coação sobretudo perante crianças, pelo que é imperativo falar com as crianças e os jovens sobre os riscos que estas questões levantam.

Cristiane Miranda refere que o lançamento do “Instagram Map” é “uma excelente oportunidade para se falar com os miúdos sobre as questões de privacidade, a importância de terem as contas privadas”.

A novidade da rede social Meta permite escolher se a partilha é feita com todos os amigos e seguidores, apenas com os “amigos chegados”, uma lista que pode ser editada pelo utilizador ou ainda uma outra lista mais restrita em que o utilizador seleciona com quem pretende partilhar a sua localização.

Além disso, à semelhança do TikTok, a rede social da Meta também passou a permitir a republicação de “reels” (vídeos curtos) e publicações, desde que tenham sido partilhados publicamente.

Segundo a agência EFE, o Instagram conta com três mil milhões de utilizadores mensais em todo o mundo.

Últimas do País

O Ministério da Educação decidiu prolongar o concurso extraordinário para escolas com mais dificuldades em contratar docentes e vai rever a portaria de vagas, reforçando em algumas disciplinas sem mexer no total de lugares disponíveis.
Quase metade dos incêndios rurais registados este ano no Médio Tejo teve causa intencional, seguindo-se os fogos com origem negligente, disse hoje o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil, David Lobato.
O primeiro dia de greve dos trabalhadores dos bares dos comboios de longo curso registou uma adesão de 98%, segundo um comunicado do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Sul.
O primeiro grande santuário da Europa para elefantes que viveram em cativeiro está a ‘nascer’ nos concelhos de Vila Viçosa e Alandroal, com a chegada dos primeiros animais prevista para o início de 2026, divulgaram hoje os promotores.
Cerca de 29% das crianças apresentam problemas audiológicos à entrada para o 1.º ciclo do ensino básico, revelou um estudo do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), que realça a importância da realização de rastreios em idade pré-escolar.
O nível de alerta do vulcão de Santa Bárbara, na ilha Terceira, nos Açores, voltou a subir para V3 (sistema vulcânico em fase de reativação), revelou hoje o Instituto de Vulcanologia da Universidade dos Açores (IVAR).
Doze projetos portugueses estão nomeados para o Prémio da União Europeia para a Arquitetura Contemporânea/Prémio Mies van der Rohe 2026 (EUmies Awards 2026), anunciou hoje a Comissão Europeia e a Fundació Mies van der Rohe.
Mais de 20.000 pessoas assinaram uma petição que pede a criação de cuidados intensivos pediátricos no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, que será este mês submetida à Assembleia da República, descreveu hoje Nuno Silva, primeiro subscritor da iniciativa.
O Governo criou o Programa Nacional de Prevenção e Gestão da Obesidade, que prevê equipas multidisciplinares nas unidades locais de saúde para reforçar a prevenção e o tratamento integrado da doença, segundo um despacho hoje publicado.
O fornecimento de energia elétrica já foi reposto na totalidade, depois de o mau tempo ter chegado a deixar cerca de 37 mil clientes sem luz, disse à Lusa fonte da E-Redes, a operadora da rede de distribuição elétrica.