Mau Tempo: Registadas 1.147 ocorrências até às 12:00

A Proteção Civil registou, até às 12:00, 1.147 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo, sobretudo inundações, concentradas na Grande Lisboa, Península de Setúbal e Algarve, disse à agência Lusa o comandante Elísio Pereira.

© D.R.

Em declarações à Lusa, pelas 12:30, o responsável da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) referiu que foram registadas 700 ocorrências relacionadas com inundações, sendo que 658 ocorreram no distrito de Lisboa.

Relativamente à cidade de Lisboa, Elísio Pereira adiantou que o Regimento de Sapadores Bombeiros reportou 211 ocorrências.

O responsável da ANEPC indicou ainda que a região do Algarve registou 102 ocorrências, sendo a par da Grande Lisboa e da Península de Setúbal uma das zonas mais afetadas pela intempérie.

Segundo explicou Elísio Pereira, entre as 10:00 e as 12:00 houve “um acréscimo de cerca de uma centena de ocorrências”, mas representa um ritmo inferior ao registado durante a noite e a madrugada.

“A tendência é de desagravamento das condições meteorológicas”, apontou.

Na terça-feira, uma mulher ficou ferida com gravidade na sequência das inundações registadas na freguesia de Barcarena, uma das zonas do concelho de Oeiras mais suscetíveis às intempéries.

O IPMA emitiu um aviso vermelho até às 10:00 de hoje para o distrito de Faro, passando depois a laranja até às 15:00.

Por causa da previsão de chuva por vezes forte e acompanhada de trovoadas, o IPMA colocou também sob aviso laranja até às 15:00 de hoje os distritos de Évora, Setúbal e Beja.

Os distritos de Santarém e Lisboa estiveram sob aviso amarelo até ao meio-dia, enquanto em Castelo Branco e Portalegre o aviso amarelo prolonga-se até às 15:00.

O aviso vermelho é emitido pelo IPMA nos casos de situação meteorológica de risco extremo.

Já o aviso laranja indica uma situação de risco moderado a elevado e o amarelo risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Últimas do País

A consultora do antigo ministro do PS vai receber mais de 46 mil euros do Instituto Camões para um estudo de dois meses sobre educação em Timor-Leste. O negócio, feito por consulta direta, está a gerar polémica pela proximidade política e pelo valor atribuído.
Fogo deflagrou de madrugada na rua Dr. Miguel Bombarda e mobilizou mais de 30 operacionais. Três edifícios ficaram gravemente danificados, mas não há feridos.
Uma mulher de 49 anos morreu hoje após ter sido “atropelada pelo próprio carro” numa rua de São Domingos de Benfica, na cidade de Lisboa, informou à Lusa fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP).
Proprietário foi raptado por três assaltantes quando fechava o estabelecimento. Vítima foi agredida e obrigada a entregar cartões bancários. Suspeitos estão em fuga.
O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira fez, em 15 anos de atividade, que se assinalam domingo, tratamentos que levaram ao nascimento de mais de 220 bebés.
O tempo médio de espera para doentes urgentes no serviço de urgência do Hospital Amadora-Sintra ultrapassou esta manhã as 10 horas, de acordo com o portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Web Summit arranca em Lisboa na segunda-feira, com mais de 900 oradores e mais de 70.000 participantes, de acordo com dados da organização, num evento onde a inteligência artificial (IA) continua em destaque.
Um sismo de magnitude 3,8 na escala de Richter foi sentido hoje na ilha açoriana do Faial, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
Um homem, de 72 anos, morreu hoje durante um assalto à ourivesaria de que era proprietário, em Arraiolos, no distrito de Évora, estando os dois suspeitos do crime em fuga, revelou uma fonte da GNR.
A PSP apreendeu hoje várias armas na Figueira da Foz, que se suspeita que eram usadas por um homem para causar medo à sua companheira, afirmou o Comando Distrital.