Tiros em repartições das Finanças causam pânico na Grande Lisboa

A Polícia Judiciária (PJ) investiga dois ataques a tiro contra repartições das Finanças na Área Metropolitana de Lisboa, ocorridos entre sexta-feira e segunda-feira, levantando preocupações ao mais alto nível das autoridades, segundo o Correio da Manhã.

© D.R.

O primeiro caso foi detetado por volta das 8h00 de segunda-feira, quando os funcionários do balcão de Finanças de Belém, na Rua Alfredo Soares, em Lisboa, se preparavam para abrir o serviço. Ao aproximarem-se da entrada, aperceberam-se de vários impactos de bala no vidro da montra. De imediato, a PSP isolou a zona. Não foram encontrados invólucros de munições, nem no interior nem no exterior do edifício. A abertura ao público foi adiada para permitir que inspetores da PJ recolhessem provas no local. Os trabalhadores acreditam que os disparos terão ocorrido depois das 17h00 de sexta-feira, hora de encerramento para o fim de semana.

Ainda na mesma segunda-feira, pelas 15h00, surgiu um segundo alerta. O alvo foi o Serviço de Finanças Cascais 2, situado na Rua Dr. José Joaquim de Almeida, em Carcavelos. Tal como no caso anterior, foram os funcionários que detetaram marcas de disparos na fachada. Desta vez, a PJ foi acionada diretamente, sem intervenção da PSP. Fontes ligadas à investigação admitem que o inquérito possa ser transferido para a Unidade Nacional de Contraterrorismo, entidade competente para crimes dirigidos a instituições financeiras e fiscais.

Estes dois episódios, de características semelhantes e ocorridos a poucas horas de intervalo, estão a ser analisados como possíveis ataques coordenados, representando um potencial risco para a segurança pública.

Últimas do País

O Ministério da Educação decidiu prolongar o concurso extraordinário para escolas com mais dificuldades em contratar docentes e vai rever a portaria de vagas, reforçando em algumas disciplinas sem mexer no total de lugares disponíveis.
Quase metade dos incêndios rurais registados este ano no Médio Tejo teve causa intencional, seguindo-se os fogos com origem negligente, disse hoje o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil, David Lobato.
O primeiro dia de greve dos trabalhadores dos bares dos comboios de longo curso registou uma adesão de 98%, segundo um comunicado do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Sul.
O primeiro grande santuário da Europa para elefantes que viveram em cativeiro está a ‘nascer’ nos concelhos de Vila Viçosa e Alandroal, com a chegada dos primeiros animais prevista para o início de 2026, divulgaram hoje os promotores.
Cerca de 29% das crianças apresentam problemas audiológicos à entrada para o 1.º ciclo do ensino básico, revelou um estudo do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), que realça a importância da realização de rastreios em idade pré-escolar.
O nível de alerta do vulcão de Santa Bárbara, na ilha Terceira, nos Açores, voltou a subir para V3 (sistema vulcânico em fase de reativação), revelou hoje o Instituto de Vulcanologia da Universidade dos Açores (IVAR).
Doze projetos portugueses estão nomeados para o Prémio da União Europeia para a Arquitetura Contemporânea/Prémio Mies van der Rohe 2026 (EUmies Awards 2026), anunciou hoje a Comissão Europeia e a Fundació Mies van der Rohe.
Mais de 20.000 pessoas assinaram uma petição que pede a criação de cuidados intensivos pediátricos no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, que será este mês submetida à Assembleia da República, descreveu hoje Nuno Silva, primeiro subscritor da iniciativa.
O Governo criou o Programa Nacional de Prevenção e Gestão da Obesidade, que prevê equipas multidisciplinares nas unidades locais de saúde para reforçar a prevenção e o tratamento integrado da doença, segundo um despacho hoje publicado.
O fornecimento de energia elétrica já foi reposto na totalidade, depois de o mau tempo ter chegado a deixar cerca de 37 mil clientes sem luz, disse à Lusa fonte da E-Redes, a operadora da rede de distribuição elétrica.