ULS de Coimbra ultrapassou as 100 cirurgias robóticas em ortopedia

O programa de Cirurgia Robótica em ortopedia da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, a única entidade pública nacional que dispõe desta tecnologia, ultrapassou as 100 cirurgias no Hospital Geral (Covões), foi anunciado.

© Facebook ULS Santa Maria

“Desde o início da implementação desta tecnologia avançada, temos dedicado esforços para oferecer aos nossos doentes procedimentos mais precisos, menos invasivos e com recuperação mais rápida”, destacou Fernando Fonseca, diretor do Serviço de Ortopedia, em comunicado.

O especialista frisou que a cirurgia robótica, iniciada em julho, “tem revolucionado” a forma como são realizadas intervenções cirúrgicas, “permitindo maior precisão, menores riscos de complicações e melhores resultados”.

“Neste tempo foi possível realizar cirurgias inovadoras a nível nacional e internacional”, salientou.

A ULS de Coimbra adiantou ainda que, na sexta-feira, a equipa cirúrgica procedeu à implantação bilateral de próteses do joelho por robótica (realizada pela primeira vez no país), “um procedimento realizado em circunstâncias especiais e pouco frequentes”.

Segundo aquela entidade, a cirurgia de prótese bilateral, realizada por meio da robótica, “representa não só um avanço médico, mas também uma oportunidade de transformação completa na abordagem clínica e experiência dos doentes”.

A precisão da técnica robótica permite menor agressão cirúrgica, recuperação mais rápida e menos dor no processo de reabilitação.

Esta cirurgia foi realizada pela seguinte equipa: Fernando Fonseca e Diana Bicas (médicos especialistas em Ortopedia); Margarida Pereira (médica especialista em Anestesiologia); e Ricardo Branco, Ana Ferreira e Catarina Antunes (enfermeiros).

Para Alexandre Lourenço, presidente do conselho de administração, “este avanço tecnológico demonstra o compromisso da ULS de Coimbra a desenvolver as respostas no Hospital Geral como uma unidade de saúde de vanguarda da medicina moderna, na procura das melhores soluções para a saúde dos nossos utentes”.

“A realização da 100.ª cirurgia robótica em Ortopedia reforça o compromisso da ULS de Coimbra de prestar cuidados de saúde de qualidade e promover a saúde e o bem-estar da nossa comunidade. Vamos continuar a nossa missão de transformar vidas, tanto através da inovação tecnológica, como do cuidado humano”, sublinhou.

O programa de Cirurgia Robótica em Ortopedia da ULS de Coimbra resultou de um investimento no Hospital Geral (Covões) de dois milhões de euros na aquisição do Sistema de Cirurgia Assistida por Braço Robótico e de mais dois milhões de euros para a atualização dos sistemas de navegação por imagem.

Últimas do País

O Ministério da Educação decidiu prolongar o concurso extraordinário para escolas com mais dificuldades em contratar docentes e vai rever a portaria de vagas, reforçando em algumas disciplinas sem mexer no total de lugares disponíveis.
Quase metade dos incêndios rurais registados este ano no Médio Tejo teve causa intencional, seguindo-se os fogos com origem negligente, disse hoje o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil, David Lobato.
O primeiro dia de greve dos trabalhadores dos bares dos comboios de longo curso registou uma adesão de 98%, segundo um comunicado do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Sul.
O primeiro grande santuário da Europa para elefantes que viveram em cativeiro está a ‘nascer’ nos concelhos de Vila Viçosa e Alandroal, com a chegada dos primeiros animais prevista para o início de 2026, divulgaram hoje os promotores.
Cerca de 29% das crianças apresentam problemas audiológicos à entrada para o 1.º ciclo do ensino básico, revelou um estudo do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), que realça a importância da realização de rastreios em idade pré-escolar.
O nível de alerta do vulcão de Santa Bárbara, na ilha Terceira, nos Açores, voltou a subir para V3 (sistema vulcânico em fase de reativação), revelou hoje o Instituto de Vulcanologia da Universidade dos Açores (IVAR).
Doze projetos portugueses estão nomeados para o Prémio da União Europeia para a Arquitetura Contemporânea/Prémio Mies van der Rohe 2026 (EUmies Awards 2026), anunciou hoje a Comissão Europeia e a Fundació Mies van der Rohe.
Mais de 20.000 pessoas assinaram uma petição que pede a criação de cuidados intensivos pediátricos no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, que será este mês submetida à Assembleia da República, descreveu hoje Nuno Silva, primeiro subscritor da iniciativa.
O Governo criou o Programa Nacional de Prevenção e Gestão da Obesidade, que prevê equipas multidisciplinares nas unidades locais de saúde para reforçar a prevenção e o tratamento integrado da doença, segundo um despacho hoje publicado.
O fornecimento de energia elétrica já foi reposto na totalidade, depois de o mau tempo ter chegado a deixar cerca de 37 mil clientes sem luz, disse à Lusa fonte da E-Redes, a operadora da rede de distribuição elétrica.